Aplicativo que auxilia na aprendizagem de crianças autistas chega a 40 mil downloads

Aplicativo que auxilia na aprendizagem de crianças autistas chega a 40 mil downloads

image


O autismo é um transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de aprendizagem, a comunicação e a interação social. Pode ser observado logo nos primeiros anos de vida da criança e ocasionar diferentes graus de comprometimento.


Um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para melhorar a vida de crianças autistas estimula a autonomia e o aprendizado. Chamado de ABC Autismo, o aplicativo consiste em um jogo com quatro níveis de dificuldade: nos dois primeiros, a criança pode aprender habilidades como discriminação e transposição; no terceiro nível, as atividades exigem maior raciocínio por parte do usuário; e no quarto nível, trabalha-se o letramento, com o ensino da repartição de sílabas, das vogais e da formação de palavras. Esse último nível implica grande dificuldade para muitas crianças autistas, pelos problemas de concentração e memorização ocasionados pelo transtorno.


O ABC Autismo baseia-se nas premissas do programa Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados com a Comunicação (Teacch), criado na Universidade da Carolina do Norte em 1964, para auxiliar na aprendizagem e alfabetização de crianças com autismo.


A ferramenta foi testada pela Associação de Amigos Autistas de Alagoas e obteve uma boa aceitação dos jovens; porém, ainda aguarda validação científica para os resultados do aplicativo. Apesar disso, não há contraindicações para o seu uso. O número de downloads chegou a 40 mil este ano.


Para mais informações, consulte a fonte.


0800 767 8727 | (11) 2714-5699