No meio esportivo os atletas são altamente cobrados pelo resultado nas competições, essa busca por resultados leva a intensificação do exercício pelo treinador, o que provoca muitas vezes a chamada lesão por esforço repetitivo. Tendo em vista um bom desempenho do atleta e para evitar esse tipo de lesão é recomendado acompanhamento do treinamento por um profissional altamente qualificado.
Segundo o Prof. Dr. José Alberto Aguilar Cortez, professor da Pós em Educação Física, “encontrar a melhor forma de treinamento tem sido a maior dificuldade para atletas e treinadores. Cada atividade física tem características própias que necessitam a quantidade certa da veemência, do tempo, período de descanso, etc. Com treinadores especializados os atletas podem atingir bons resultados”.
Ainda segundo Cortez, “com treinamentos excessivos praticados com constância, mal orientados, pode resultar em lesões e a perda da capacidade de desempenho dos esportistas. Apesar de que pouco treinamento não permite que eles obtenham o potencial essencial para vencer competições”.
Pensando no bem estar do atleta separamos sete dicas para evitar lesões:
1. Aguarde sempre a recuperação total da lesão;
2. Proteja-se com equipamentos adequando;
3. Realize exercícios preventivos regularmente;
4. Faça um aquecimento completo antes e depois de realizar seu treinamento;
5. Efetive uma avaliação física para certificar que pode realizar o esporte com segurança;
6. Descanse. Os atletas devem ter pelo menos 1 dia de folga por semana da atividade para se recuperarem fisicamente e mentalmente;
7. Supervisão por um profissional do esporte e, se possível, também por um fisioterapeuta para evitar erros ou overtraining.