Muitas gestantes têm procurado o treinamento funcional, o crossfit, corridas leves a moderadas e práticas esportivas afins. No entanto, é importante levar em consideração alguns fatores.
Exercícios de fortalecimento muscular promovem diretamente ou indiretamente a tonificação da musculatura abdominal e do assoalho pélvico da mulher, o que é importante para a saúde durante a gestação, prevenindo a incontinência urinária durante o parto normal e favorecendo o controle e recuperação das partes envolvidas na passagem fetal, bem como no pós-parto, promovendo uma recuperação sadia e mais rápida.
Entretanto, apesar de todos os benefícios citados, existem alguns fatores que podem colocar em risco a saúde do feto devido à prática de atividade física com alta intensidade, que provoca a elevação de temperatura corporal da gestante. Existem, além disso, contraindicações absolutas relacionadas a alguns períodos gestacionais. Observe algumas:
Contraindicações absolutas no período de gestação:
- Hipertensão gestacional
- Placenta prévia
- Gestação múltipla
- Sangramento uterino
- Doença cardíaca
- Parto prematuro
- Doença pulmonar restritiva
- Bolsa rota
- Insuficiência de colo uterino
Contraindicações ligadas a doenças:
- Diabetes descompensado
- Anemias
- Hipertensão crônica
- Bronquite
- Asma
- Arritmia cardíaca
- Fumantes
- Obesidade extrema
É de suma importância procurar durante a gestação, ao iniciar qualquer atividade física, a orientação de profissionais especializados e realizar o pré-natal completo. Os profissionais irão avaliar todas as condições da gestação e indicar exatamente quais contraindicações devem ser mantidas.
Ao procurar práticas como crossfit, por exemplo, a gestante deve se preocupar em encontrar uma equipe preparada que possa recebê-la, tomando os devidos cuidados para evitar colocar a gestação em risco e proporcionar somente os benefícios esperados.
É importante que gestantes e coaches evitem elevações drásticas na frequência cardíaca, com trabalhos que a limitam entre 140 a 150 batimentos por minuto. Deve-se manter a hidratação do corpo e uma correta nutrição antes, durante e após a prática de atividades físicas, além de evitar riscos de traumas, especialmente na região da barriga.
Com as adaptações necessárias, a gestante tem todas as condições e toda a segurança para manter seu treino de crossfit em ordem, bem como qualquer atividade física, garantindo ainda mais saúde para ela e para seu bebê.