O Ministério da Saúde lançou na terça-feira (11/08/2015) a Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil (a poliomielite). A meta do governo é imunizar 12 milhões de crianças em todo o país. O Dia D da vacinação foi realizado no último sábado, dia 15, e contou com mais de 100 mil postos de vacinação, mais de 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais. A campanha, porém, vai até o dia 31 de agosto.
A ação é voltada a crianças de seis meses a cinco anos incompletos, e é uma boa oportunidade para os pais colocarem a caderneta de vacinação em dia. É importante levá-la para que os profissionais verifiquem se a criança deixou de tomar alguma vacina.
A poliomielite foi erradicada no Brasil nos anos 1990, porém, ainda há nove países que registraram casos da doença entre 2014 e 2015: Paquistão, Afeganistão, Nigéria, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia. Nos três primeiros países, os casos registrados foram de poliomielite endêmica e nos demais, foram decorrentes da importação do poliovírus selvagem.
Na maioria dos casos, a poliomielite não leva a óbito, mas a criança pode sofrer sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando a paralisia. O contágio é feito por via oral. A doença não tem tratamento, e a única maneira de se proteger é por meio da vacinação.