Começo, meio e fim, assim é um processo de coaching é estruturado por um profissional habilitado, que dispõe de toda a metodologia de treinamento, além de dominar as práticas desse processo de aceleração de resultados e desenvolvimento de competências para o alcance de metas e objetivos.
Existem dois tipos de coaching o formal, feito de maneira estruturada seguindo as técnicas e os métodos de aplicação e, o Coaching aplicado de maneira informal, feito de forma mais livre, sem necessariamente usar todas as técnicas, mas através do uso de práticas do coaching no cotidiano das pessoas e empresas. Em ambos os tipos de coaching o responsável por conduzir o processo é chamado Coach (treinador em tradução livre).
Um exemplo de coaching informal é o uso por parte do coach do Patrocínio Positivo, ferramenta que consiste em oferecer aos colaboradores: força, confiança, o reforço positivo em suas capacidades e habilidades para que estes transformem adversidades e situações desfavoráveis e as revertam em motivação e entusiasmo para trabalhar e sanar os problemas em momentos de crise.
Coaching profissional é o processo feito por um profissional habilitado e munido de metodologias, técnicas e ferramentas do Coaching e pode ser aplicado efetivamente tanto em empresas como em nível profissional e pessoal.
Neste tipo de Coaching, também conhecido como formal, o processo é pago, e o coach usa um contrato, sessões agendadas e encontros formais para apoiar e conduzir seus clientes.
Já no coaching informal não são feitos contratos e as sessões não precisam de agendamento prévio, pois são feitas dentro do contexto do coach, que pode ser a empresa onde trabalha, com seus amigos, parentes e família e o serviço geralmente não é cobrad