O papel do líder é fundamental para uma boa gestão de pessoas pois, somente por meio dessa figura responsável por potencializar talentos, será possível guiar a equipe para uma alta performance, orientada em um ambiente corporativo motivador.
Ao desenvolver a liderança, passa a ser possível obter uma gestão eficiente e, assim, atingir maiores resultados dentro da companhia, pois quanto maior o engajamento do líder, maior será o desempenho da equipe.
Continue a leitura e descubra agora mesmo algumas dicas para colaborar com a gestão de pessoas e liderar equipes de alta performance.
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Importância de lideranças em equipes
O líder possui um papel de extrema importância em uma equipe organizacional pois é aquele que irá guiar, organizar e orientar o time, entendendo o papel de cada funcionário e suas respectivas individualidades representadas em seus pontos fortes ou fracos. Deste modo, o líder consegue enaltecer e explorar as qualidades do funcionário, bem como consegue trabalhar as dificuldades do indivíduo, determinando planos estratégicos para cada parte integrante da equipe visando melhores resultados.
Entretanto, a liderança não somente atua nos processos de gerenciamento e demanda da equipe, mas também preza pelo engajamento dos colaboradores, alinhando suas necessidades aos objetivos da empresa. Ao acompanhar o trabalho dos funcionários, o líder consegue motivar sua equipe na busca de resultados organizacionais, fazendo com que os mesmos encontrem realização e satisfação pessoal no trabalho que executam.
Confira algumas dicas para uma boa gestão de pessoas:
1. Cultura de feedback
É de extrema importância que o líder realize a cultura de feedback. Porém, ao comentar sobre resultados, o profissional não deve apontar erros, mas sim traçar estratégias para uma maior fluidez da equipe. Somente através de um diálogo aberto e bem-intencionado, o líder consegue se aproximar da equipe e desenvolver planos para impulsionar o desempenho corporativo.
Para que isso seja possível, o líder precisa ser aberto a comunicação e ter ciência de que, somente com uma comunicação adequada, consegue colaborar para o comprometimento da equipe, alinhando-a e fomentando a dedicação da mesma aos objetivos da empresa.
A cultura de feedback atuará como grande aliada para que os membros da equipe se mantenham atualizados com o progresso geral da empresa, além de seus progressos individuais. A falta de feedbacks faz com que o time se sinta desmotivado e, até mesmo, “perdido”, impedindo o alcance de resultados.
2. Objetivos claros
O líder assegura que os valores e objetivos da empresa sejam comunicados e vivenciados por todos os funcionários, criando um senso de propósito e direção para a equipe, fato este que colabora para o engajamento e motivação dos indivíduos.
Entretanto, é importante que o líder torne os objetivos e metas da empresa, bem como os resultados que a mesma precisa atingir e as bonificações, claros desde o início dos projetos, para que todos os colaboradores se mantenham em sintonia. Somente será possível atingir o sucesso se o líder estiver alinhado com os funcionários em prol de objetivos e propósitos comuns.
Como alternativa, o líder pode apostar em feedbacks periódicos, avaliações de desempenho, estabelecimento de prazos e delegação de tarefas compatíveis com os pontos positivos de cada colaborador.
3. Valorize a diversidade de talentos
Um bom líder e gestor de pessoas é responsável por reter os melhores talentos, porém sempre valorizando a diversidade de talentos pois, uma vez que cada indivíduo possui características e talentos únicos, o líder consegue promover a diversidade de ideias e percepções no trabalho, impulsionando a criatividade e inovação.
A recomendação é que o líder se mantenha atento para potenciais talentos em diferentes áreas, tanto dentro da empresa, quanto fora, ampliando o leque de características buscadas em entrevistas de emprego.
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