Conheça algumas dicas para driblar o sedentarismo

Conheça algumas dicas para driblar o sedentarismo

image


Quando se tem uma vida sedentária, vários problemas de saúde podem surgir, sem contar problemas que abalam a autoestima. Driblar o sedentarismo para muitas pessoas pode ser uma mudança muito difícil ou muito radical, mas seguindo algumas dicas é possível levar uma vida mais saudável.

Uma boa estratégia é a motivação, pois irá trazer toda a energia para enfrentar esse desafio. Dessa forma, para iniciar, faça algo que lhe proporcione ânimo. Claro que em um primeiro momento muitos podem pensar na caminhada para sair do sedentarismo. Mas podemos experimentar outras atividades antes de escolhermos aquela que mais nos identificamos. O importante é começar, pois, uma vez animado, será mais fácil obter sucesso em seus objetivos.

Que tal dançar um forró? Já se imaginou nadando? O que acha de experimentar umas aulas de esgrima ou arco e flecha? Há atividades para todos os gostos. Além disso, muitas delas trarão a possibilidade de fazer amigos e ser mais disciplinado. 

Mas atenção: antes de começar, verifique com seu médico se você pode realizar alguma atividade que não gere riscos a você. Além do mais, há exercícios que você pode fazer em casa mesmo, como dançar, ginástica com elásticos e pesos, com auxílio de cadeiras, por exemplo. Essas atividades também trarão muitos resultados. 

Vale ressaltar que você deve começar gradualmente, de forma tranquila, até que seus músculos sintam-se cansados, e então pare. Tente se exercitar de 15 a 25 minutos nos primeiros dias. Se ficar muito cansado, retome a atividade apenas no próximo dia.

Aumente a duração do treino gradualmente até que possa realizá-lo de forma tranquila durante 30 minutos por dia sem sentir dor. Quando atingir esse tempo, você estará pronto para praticar exercícios que exijam mais do seu corpo. O ideal é aumentar a intensidade uma vez por semana. Comece de forma tranquila para aquecer e, depois, vá aumentando até que sua respiração fique ofegante. Descanse por 30 segundos a um minuto até se recuperar e retorne lentamente. Repita a atividade durante um minuto e pare quando se sentir exausto. Pratique esse exercício de duas a três vezes por semana em um ritmo intenso. Quando se sentir bem, aumente a frequência para mais dias.

Mas por que devemos aumentar a intensidade da atividade? Para fortalecer os músculos do corpo. Quando o nosso corpo é submetido a algum esforço, os músculos esqueléticos contraem e relaxam de maneira alternada. Esse movimento faz com que as veias bombeiem o sangue em direção ao coração, tornando-o mais forte pelo aumento do fluxo sanguíneo.

Assim, se a atividade for realizada com baixa frequência, não terá nenhum efeito. Não adianta você acordar e correr por 10 km uma vez por semana, por exemplo. Isso não lhe tornará mais resistente.

O correto é treinar com um peso que possa gerar certo desconforto, em dias alternados, seguindo uma planilha com uma série de exercícios. Dessa forma, você irá adquirir uma resistência melhor, um corpo mais saudável e obter sucesso em seus treinos.
E não se esqueça: consultar seu médico e um professor de Educação Física antes de qualquer atividade é fundamental para que você possa realizar os exercícios com segurança.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699