Se você sofre com alergias sabe que quando está frio ou acontecem mudanças radicais de temperatura se iniciam alguns sintomas como tosse seca, olhos e nariz irritados, dificuldade de respiração e espirros. Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) falam que 30% dos brasileiros possuem algum tipo de reação alérgica, sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nas estações mais frias. Por sorte, existem diversas medidas que podem ser tomadas para evitar ou mesmo aliviar esses sintomas.
Ômega 3
O consumo de ômega 3 aumenta a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias. Por isso, esse nutriente combate as inflamações e melhora a função respiratória. Alimentos ricos em ômega 3 são oleaginosas, como nozes e castanhas, e peixes de água fria, como salmão, arenque, atum e sardinha.
Turbine sua dieta com quercertina
Presente principalmente na maçã, na cebola e no brócolis, a quercetina é um antioxidante que ajuda a diminuir a produção de histamina no corpo. Substância que é responsável por aumentar a dilatação dos nossos vasos sanguíneos e iniciar um processo alérgico. Consumindo diariamente esse nutriente ele pode ajudar inclusive a diminuir as chances de uma crise.
Mantenha-se hidratado
A mucosa tanto do pulmão quanto da via aérea superior funciona melhor quando você está hidratado. Essa é uma recomendação mais genérica, mais preventiva do que de tratamento para uma crise instalada, porem que ainda é muito importante.
Evite produtos com fortes odores
Produtos com odores muito fortes, como perfumes, cremes e produtos de limpeza não são as causas de uma alergia, mas podem causar irritações a agravar os sintomas.
Não se esqueça da limpeza nasal
Para fazer a limpeza nasal, que deve ser feita em média duas vezes por dia, você coloca soro fisiológico em seringas ou conta gotas e pinga o líquido no nariz. Também existem produtos em spray, por exemplo, que são específicos para essa limpeza. Tudo o que respiramos respira fica grudado em nossa mucosa nasal, e quando é realizada uma limpeza retira-se esses corpos estranhos e diminui também as crostas de secreção nasal que são produzidas pela arinite, facilitando na respiração.