Os brasileiros estão em segundo lugar entre as pessoas mais estressadas do mundo, segundo a Associação Internacional do Controle do Estresse. O principal fator estressante apontado pelos brasileiros é a pressão no ambiente de trabalho. De cada dez trabalhadores, pelo menos três desenvolvem a síndrome de burn out (que é um estresse e esgotamento tão elevados que a pessoa se desliga completamente).
A agitação da cidade, a superlotação do transporte público e os problemas do dia a dia só aumentam a irritabilidade, e isso muitas vezes mascara problemas como a depressão e outros ocasionados pelo estresse, que se tornam evidentes apenas quando o problema já está agravado.
Buscar uma vida equilibrada é essencial à saúde e deve ficar sempre em primeiro lugar. Conheça nove sintomas importantes de que está na hora de mudar de estilo de vida:
1- Indisposição pela manhã: indisposição ao acordar cedo é normal, porém, quando ela leva você a realmente não querer levantar da cama e aproveitar o dia, pode ter algo errado.
2- Resistência baixa: o estresse afeta diretamente a saúde e o sistema imunológico. Ficar doente constantemente, como gripes e resfriados, pode ser um sinal.
3- Sentimento de estagnação: sentir que não está avançando e que todo esforço está sendo em vão e sem sentido faz parte da falta de qualidade de vida. Administrar as prioridades também fica mais difícil com altos níveis de estresse.
4- Memória fraca: o estresse afeta a produção de neurotransmissores, deixando a memória mais fraca e tornando comum, por exemplo, esquecer as chaves, esquecer de pagar uma conta importante, entre outras coisas.
5- Baixa autoestima: perder a confiança em si mesmo, sentir-se para baixo, não estar bem com seu peso e sentir que sua família e seus amigos não o estimam tanto são sinais de baixa autoestima. Com o tempo, isso pode evoluir e tornar-se depressão.
6- Conflitos de relacionamento: com a sensação de irritabilidade, a paciência diminui e muitos conflitos surgem, tanto no trabalho como na família.
7- Insônia: não conseguir pegar no sono ou acordar sempre no meio da noite e sentir-se agitado são sintomas da falta de qualidade de vida.
8- Dores físicas: dores de cabeça, de estômago, nas costas e no corpo podem ser uma resposta do organismo ao estresse.
9- Humor instável: oscilações bruscas de humor e instabilidade emocional seguidas de crises de choro ou ataques de ansiedade, entre outros, certamente são um alerta do corpo em relação ao desequilíbrio emocional causado pelo estresse.