A vacina da gripe é opcional e está disponível na rede privada e na rede pública para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, crianças de seis meses e menores de dois anos, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade.
As vacinas são trivalentes, isso quer dizer que imunizam contra três tipos de vírus. A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nas informações recebidas de todo o mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Dessa forma, a cada ano a vacina da gripe muda, para proteger contra os tipos mais comuns de vírus da gripe naquela época. A vacina da campanha de 2014 no Brasil previne contra os vírus da gripe H1N1 (gripe suína), gripe H3N2 e influenza B.
Existem três tipos de vacinas contra influenza:
- vacinas de vírus fracionados;
- vacinas de subunidades;
- vacinas de vírus inteiros.
Efeitos colaterais da vacina contra gripe
As vacinas contra a gripe compostas por vírus mortos são geralmente bem toleradas, sendo que o efeito colateral mais comum é dor e a inflamação no local da injeção. Nos estudos clínicos, os eventos adversos graves foram muito raros.
Outros efeitos adversos que podem ocorrer, mas são incomuns e geralmente de curta duração, incluem: dor de cabeça, febre, náuseas, tosse, irritação nos olhos e dor muscular. Existem casos descritos de desmaios entre adolescentes, mas estes parecem estar mais ligados ao medo de agulha do que à vacina em si.
Grávida pode tomar essa vacina?
No caso de gestantes, é feita essa vacinação para prevenção, portanto ela não só é permitida como é administrada durante a gravidez.
Perguntas frequentes
1- É possível pegar gripe através da vacina?
Não. A vacina é feita com fragmentos do vírus. Não há nenhuma possibilidade de alguém ficar gripado devido à vacinação.
2- A vacina da gripe também previne resfriados?
Não, apesar de terem sintomas parecidos, a gripe e o resfriado são infecções diferentes, causados por vírus diferentes
3- Mesmo vacinado é possível ficar gripado?
Sim, a vacina cobre as principais cepas, mas não cobre todas. A taxa de sucesso é de cerca de 70 a 90%. Mas a maioria das pessoas que falam ter ficado gripadas mesmo tendo se vacinado, na verdade apresentam quadros de resfriado. Como a maioria das pessoas não sabem diferenciar uma gripe de um resfriado, essa confusão é frequente.
4- Pessoas imunossuprimidas, como portadores de HIV ou transplantados, podem ser vacinados.
Sim, não só podem como devem.
5- Pessoas que não fazem parte do grupo de risco devem tomar a vacina?
Precisar não precisa, pois o risco de complicações da gripe nesses casos é muito baixo. Mas, como a taxa de efeitos adversos da vacina é muito baixa, você estará mais seguro se for vacinado. Na avaliação entre prós e contras, os prós saem vencedores com uma grande vantagem.