Consideramos a imagem corporal um tema relevante devido ao fato de como o ser humano lida com sua percepção como forma de autoconhecimento. A dança está ligada à necessidade de expressão de sentimentos, por meio da expressão corporal. Uma via de acesso importante ao inconsciente daquele que a pratica.
Tendo isso em vista, o objetivo do presente estudo foi demonstrar o perfil e a percepção da comunicação corporal em um grupo de indivíduos praticantes de dança de salão, de ambos os sexos, com idade entre 16 a 75 anos, em uma escola de dança no Recife. A pesquisa caracteriza-se como descritiva.
A população do estudo corresponde a 80 indivíduos que fazem aula de dança a dois, desses foi selecionada uma amostra de 30 indivíduos.
Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário com 15 questões sobre perfil, comunicação corporal e os dados colhidos foram tratados pela estatística descritiva.
Através dos resultados foi possível traçar um perfil do grupo estudado e demonstrar o aumento da percepção e da comunicação corporal por meio da prática da dança a dois.
O resultado final concluiu o quanto a dança de salão motiva e influencia nos hábitos sociais e nas percepções pessoais de mundo.
Pós-graduação em Educação Física