Ter um filho, além de ser uma dádiva, também é motivo de preocupação para muitos pais, pois, quando a família aumenta, os gastos também tendem a aumentar. No entanto, uma criança jamais deve ser vista como uma despesa; afinal, aumentar a família é parte de uma transição na vida.
Segundo a Invent, os gastos com um filho podem chegar, em média, entre R$ 320.400 e R$ 640.920 até que ele se torne adulto. O ideal é que a família vá se organizando desde o descobrimento da gestação para o momento da chegada do bebê.
Como gastos desse tipo são muito diferentes e não são lineares, é importante tomar alguns cuidados que podem ajudar no planejamento, bem como a poupar dinheiro.
1- Organize um chá de bebê Um chá de bebê (ou chá de fralda, como muitos conhecem) pode ser uma boa opção para economizar.
2- Faça uma poupança Estipule um valor mensal de acordo com suas possibilidades.
3- Cuidado ao estocar fraldas Muitas mães acabam estocando uma enorme quantidade de fraldas com receio de faltar futuramente, porém alguns imprevistos podem acontecer e gerar gastos indesejados. O bebê pode ter alergia à marca da fralda, por exemplo. Então, o ideal é que as compras sejam feitas em lojas que aceitem trocas de modelo ou marca.
4- Evite sair de casa sem todos os itens de que o bebê precisa Isso evita gastos desnecessários com compras por impulso. Muitas coisas que a vendedora pode oferecer nem sempre são necessárias ou úteis no dia a dia.
5- Na compra de roupas, fique atento ao peso da criança Peças de roupa RN são ideais para bebês de até 3,5 kg; P é utilizado por crianças de até 5 kg e, para crianças acima desse peso, o tamanho é M. O ideal é não comprar muitas peças RN, pois a criança vai ganhar peso e crescer rápido. O certo é comprar uma quantidade pequena e ir acrescentando de acordo com a necessidade após a criança nascer.
6- Também fique atento ao peso da criança na hora de escolher fraldas - Deve-se seguir a mesma dica das roupas com relação ao peso das crianças (que nascem com em média 3,5 kg) e não estocar muito fraldas RN. O ideal é estocar 2 pacotes, por precaução. Já em relação às fraldas P, são necessários cerca de 240 pacotes por mês, pois nas primeiras semanas o bebê usa em média 8 fraldas por dia. Ao início do terceiro mês o bebê já vai pesar 9 kg ou mais e o número de fraldas utilizadas por dia tende a diminuir para 6. A dica é que se compre 180 fraldas.
7- Compre por atacado Compras por atacado costumam sair mais em conta.