Dicas para se adaptar ao horário de verão

Dicas para se adaptar ao horário de verão

image


Nos primeiros dias do horário de verão, além da sensação que o dia fica mais longo devido ao maior tempo de claridade, sofremos com as mudanças em nosso relógio biológico.

Com o choque no horário biológico, o nosso organismo não consegue realizar a síntese dos hormônios de crescimento de forma adequada, esse processo acorre enquanto dormimos.

Os principais efeitos são a dificuldade de raciocínio, cansaço e ansiedade, isso pode interferir na realização das atividades do dia a dia. Esses efeitos podem levar a problemas como acidentes de trânsito, sonolência, discussões no trabalho, déficit de atenção, irritabilidade e indisposição física.

O nosso corpo consegue se adaptar ao horário de verão entre três e sete dias depois que inicia o novo horário. Algumas pessoas sofrem efeitos mais graves, com uma intensidade alta, isso exige em algumas mudanças na rotina.

Cuidados

Para que o organismo se acostume com as mudanças mais básicas, como pressão arterial, controle de temperatura, regulação do sono e frequência cardíaca, devem praticar exercícios físicos para reduzir a intensidade na primeira semana do novo horário.

Com a mudança de horário, o organismo precisa se adequar, o que requer dele mais energia para cumprir as tarefas diárias. Para tanto, a alimentação deve ser leve e fácil de metabolizar para não sobrecarregar o organismo.

Na primeira semana do horário de verão, é indicado dormir com as janelas abertas. Com isso, a luz solar ajuda o corpo a reconhecer que o dia amanheceu. Para manter o corpo com energia e evitar a sensação de cansaço é importante manter-se hidratado.

Para as pessoas que pensam em tirar um cochilo de tarde na tentativa de amenizar o impacto da mudança de horário um aviso: isso está errado. Dormir a tarde é prejudicial para o organismo. Mesmo que esteja cansado, a melhor forma é guardar o sono para o horário habitual, e com isso ajudar o corpo a se habituar com o novo horário.
A recomendação para os que sofrem com o horário de verão é simples: evitar compromissos durante a noite nos primeiros dias, compromissos noturnos dificultaram a adaptação ao horário de verão.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699