Diferenças entre tique e toc

Diferenças entre tique e toc

image


O que é Tique?

O chamado tique pode ser compreendido por sua característica predominante de um movimento involuntário, um transtorno do movimento de um ou mais grupos musculares que se caracterizam por movimentos repetitivos. São movimentos involuntários o qual a pessoa não tem controle dos seus impulsos, eles são conhecidos popularmente como tique nervoso.

Nesse sentido podemos compreender o tique enquanto um movimento do corpo sobre o qual não temos controle, por exemplo: um olho piscando, um movimento muscular, uma vocalização recorrente e etc. Assim, podem ser divididos entre tiques motores e vocais.

Todo tipo de tique é diretamente associável a condições de estresse e ansiedade. Mudanças bruscas na rotina.

Da mesma forma que aparecem, os tiques tendem a desaparecer espontaneamente após certo período (12 meses em média).

No caso das crianças, apenas um em cada 20 tiques duram mais de um ano.

Por isso, é importante esperar.

Agora, se for algo que prejudica a sua saúde e sanidade, você pode ir a um especialista antes desse período.

É importante ressaltar então a ineficácia de métodos como atentar para os tiques ou repreendê-lo, uma vez que, sendo um movimento involuntário, a ausência de controle sobre esse comportamento que está sendo reprimido pode apenas aumentar a ansiedade e o estresse.


O que é TOC?

É uma doença psiquiátrica que está classificada dentro dos transtornos de ansiedade, e que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões.

As obsessões são eventos mentais, como pensamentos, imagens, impulsos que são vistos pela pessoa como intrusivos, e são facilmente reconhecidas, mas não controlados. Já as compulsões são comportamentos de respostas às obsessões, são feitos para diminuir as sensações de desconforto causadas por elas.

Existem ainda características importantes quanto ao curso do desenvolvimento das obsessões e compulsões. Para que se diagnostique o TOC é necessário que, em algum momento, a pessoa tome consciência do exagero de suas ações.

É necessário também que esses comportamentos estejam de alguma forma, comprometendo significativamente a vida da pessoa interferindo, por exemplo, em sua convivência social realização de seu trabalho ou estudos. Por último, não se pode deixar de lembrar que para ser considerado TOC, os comportamentos não podem ser resultado, por exemplo, do uso de drogas ou de outras substâncias.

Ao contrário dos portadores de tiques nervosos, cujas opções clínicas são limitadas, pessoas com diagnóstico de TOC têm um largo espectro de medicamentos, prescritos de acordo com a gravidade do quadro. São basicamente antidepressivos em doses maiores do que aquelas utilizadas para o tratamento de depressão. O tratamento também inclui obrigatoriamente a psicoterapia.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699