Doe sangue e salve vidas.

Doe sangue e salve vidas.

image

Um doador pode salvar até 4 vidas com a sua doação.

A doação de sangue têm critérios que precisam ser seguidos de acordo com o Ministério da Saúde, visando a proteção aos doadores e a segurança de quem irá receber a doação.

O doador deve estar em bom estado de saúde, ter entre 16 e 69 anos (dos 16 até 18, somente com consentimento formal de algum responsável). Pesar mais de 50 kg; não estar em jejum, porém deve-se evitar alimentos pesados e gordurosos nas horas antecedentes a doação.

Apresentar documento oficial com foto (carteira de trabalho, habilitação, do conselho profissional ou certificado de reservista).

O doador, não pode estar em estado febril, gripado ou resfriado, parturientes: parto normal, 90 dias e cesariana, 180 dias, fazendo uso de medicamentos e pessoas com risco de terem sido contaminadas sexualmente.

Além disso, existem casos que o impedimento é definitivo, como o doador ter tido hepatite após os 10 anos; a Malária, evidência laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como: Aids (HIV); Hepatites B e C; Doença de Chagas, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. 

Os doadores devem respeitar os intervalos para doação.
- Homens: 60 dias (até 4 doações por ano)
 - Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Após a doação deve-se seguir alguns cuidados.
- Ingerir mais líquidos
- Não beber por até 12 horas
- Não fazer esforços físicos nas próximas 12 horas
- Não fumar por até 2 horas
- Não retirar o curativo antes de 4 horas

Honestidade também salva vidas, caso tenha dúvidas, por favor, informe no momento da doação. Seja honesto.

Para mais informações, sobre dias, horários e outros requisitos para doações, acesse o site: http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros/Default.aspx.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699