A Política Nacional Saúde do Idoso PNSI do Ministério da Saúde Brasil, preconiza políticas de saúde para esta faixa etária da população que contempla dois aspectos: manutenção da capacidade funcional e envelhecimento ativo bem sucedido.
Neste pequeno artigo, abordaremos apenas aspectos referentes ao envelhecimento ativo bem sucedido com uma estratégia de melhorar a qualidade de vida de grupos com faixa etária elevada.
Na cidade de São Paulo, estudos revelam que 78% dos idosos possuem uma doença crônica que necessitava de cuidados médicos e de equipes multidisciplinares, bem como suporte medicamentoso.
Esses cuidados são ofertados em unidades de atenção primária à saúde denominadas de URSIs Unidades de Referência a Saúde do Idoso.
O objetivo da implementação desta política referente ao envelhecimento ativo bem sucedido proporciona ações de saúde a esta clientela específica, que minimizam os agravos e seqüelas em idosos comprometidos em suas saúdes físicas e mentais.
Para título de informações citaremos algumas destas ações:
1-Em populações ainda adultas, realizar grupos educativos referente a doenças como Hipertensão arterial - HAS, Diabetes Milicos DM, Doenças cerebrovasculares, prevenção e detecção precoce de Câncer de Próstata e pênis em homens, e útero e Mama em mulheres e Ca de pele em ambos grupos.
2- Incentivar a Atividade Física Regular e Moderada em idosos que não possuam contraindicação para tal atividade, sempre necessitando de avaliação médica antes de qualquer tipo de atividade física. Caso não haja contraindicação exercícios como caminhas e hidromassagens são indicadas.
3- Adequação nuticional - incentivar ingestão de alimentos leves e carboidratos, evitando alimentos condimentados, frituras e excesso de gordura colesterol e triglicérides e sal nas refeições. Abusar de líquidos, sucos e alimentos de sua preferência, desde que não haja restrição aos mesmos. Uma boa mastigação e higiene oral adequadas são importantes para uma qualidade de vida.
4- Polifarmácia - termo designado pela ingestão de mais de 03 tipos diferentes de medicamentos usados concomitantes. É necessário ter critério no uso destes medicamentos que podem sofrer interação medicamentosa no organismo destes idosos e causarem efeitos nocivos à saúde.
5- Mudança de estilo de vida. Com diminuição do uso de cigarros, charutos, cachimbos, cessando o tabagismo, hábitos inseridos nestas populações há muito tempo.
6- Prevenção de acidentes domésticos; muito comuns em lares, eles ? Instituição de Longa Permanência de Idosos e Abrigos para idosos - , devido à falta de infra-estruturar adequada nestes locais como: barras em banheiros, retirada de tapetes ao lado das camas, e iluminação adequada nos ambientes.
7- Avaliação Global do Idoso AGI - conhecer os fatores bio-psico-sociais que interferem na qualidade de vida destes idosos e intervir no sentido de promoção de saúde nestes clientes.
A equipe de saúde não atua isolada nestas políticas, é necessário um conjunto de setores envolvidos no sucesso das mesmas com parceria de setores públicos da sociedade tais como : promoção social, habitação, esportes e lazer, recreação, educação, direitos humanos, acessibilidade , infraestutura e urbanização das cidades, além de sociedade civil e parceiros, além de ONGs, Organizações Não Governamentais e empresas que valorizem e ajudem a difundir esta política no sentido de oferecermos um maior respaldo e subsídios para que esta população envelheça com dignidade, respeito e qualidade de vida.
Cursos de pós-graduação na área de fisioterapia e enfermagem
Conheça nosso curso de pós-graduação em atividade física e saúde para grupos especiais