Dormir bem é necessário para se ter uma melhor qualidade de vida e de saúde. A alimentação, entretanto, é crucial para o sono, revelou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. O estudo demonstrou que quanto maior a quantidade de fibras e menor a de gordura saturada proveniente de carne vermelha e de batata frita, por exemplo, maior a duração do sono profundo, de ondas lentas.
O estudo monitorou por cinco noites, em laboratório, o sono de 26 adultos (13 homens e 13 mulheres) na faixa etária de 35 anos, em média, e com peso normal. Na metade dos dias, os participantes seguiram uma dieta elaborada por nutricionistas e na outra puderam comer o que queriam, informando posteriormente o cardápio consumido.
Constatou-se que nos dias em que os participantes comiam à vontade, demoravam cerca de 29 minutos para pegar no sono, e nos dias em que comiam o recomendado pelos nutricionistas, demoravam 17 minutos para dormir. De acordo com os autores do estudo, um único dia de extravagâncias pode influenciar os parâmetros de sono, e o excesso de açúcar faz as pessoas acordarem mais durante a noite. Os resultados desse estudo foram publicados no Journal of Clinical Sleep Medicine.