A utilização de um feedback se dá no processo de mudança, quando é necessário reformular comportamentos e otimizar o potencial dos funcionários.
Esta técnica é utilizada para melhorar resultados apresentados, sendo eles negativos ou positivos, para que haja, a partir desta avaliação, uma alavancagem futura de resultados, melhorando habilidades e definindo comportamentos, proporcionando crescimento das relações pessoais entre funcionários e clientes.
Podemos dizer que quando queremos melhorar o desempenho e aperfeiçoar o crescimento profissional, portanto, a relação entre funcionário e gestor deve partir de comentários construtivos sobre o comportamento de resultado que vem sendo analisado, demonstrado por uma conversa estruturada.
A importância de efetuar a prática do feedback se dá pelas obtenções de valores, onde existem alguns pontos importantes com relação a sua utilização, como o sentimento de quem recebe o feedback. Os principais pontos são:
• Autoconfiança;
• Valorização;
• Crescimento profissional;
• Fortalecimento da relação;
• Contribuição para o crescimento de outra pessoa.
Visto que hoje possuímos um sistema no qual grandes organizações vem se desenvolvendo cada vez mais em nosso país, a utilização do retorno para o time vem para acrescentar novas oportunidades de conhecimentos e desenvolvimento, fortalecendo as relações e melhorando desempenhos e resultados.