No dia a dia da sala de aula os professores conseguem identificar as particularidades de cada aluno. Uns tendem a ser mais extrovertidos, já outros costumam ser mais retraídos. E a dificuldade para trazer alunos mais tímidos para participar de atividades em sala de aula é maior.
A relação entre professor e aluno precisa ser harmoniosa para que ambos consigam trocar aprendizados e experiências. Mas é bom lembrar, que a criança tem a sua personalidade e particularidades, e forçá-la a uma exposição que ela não gosta não é o caminho certo.
Nestes casos, o melhor a se fazer é incentivar a criança a compartilhar ideias e motivá-la para se envolver mais socialmente. Ajudá-la a ser mais autoconfiante e encontrar a melhor forma dela se relacionar com o mundo pode ser o certo a se fazer.
O professor também pode tentar uma aproximação com a família e tentar entender como a criança se comporta em outros ambientes. Essa pode ser uma maneira também do professor se aproximar mais do aluno para que ele se sinta seguro.
Um bom relacionamento entre a criança e o professor pode gerar uma identificação, e aquele que era mais retraído pode começar a se abrir sobre desconfortos e sua percepção do mundo e da sala de aula.
O que pode ser feito são acordos prévios com a criança sobre como o professor pode integrá-lo a uma aula mais interativa, e ir testando as atividades que dão mais certo. O que não pode ser feito é expor o aluno sem ele ser avisado antes, pois isso pode criar um trauma na criança.
Criar grupos para o desenvolvimento de trabalhos, chamá-lo para expor ideias sobre assuntos que ele domina e manter uma aproximação pode dar muito certo, e também pode transformar um aluno tímido em participativo.