Insônia, causas e dicas para melhorar

Insônia, causas e dicas para melhorar

image

A insônia atinge uma grande parte da população e é um distúrbio que não somente pode ser identificado pela frequ¬ente falta de sono, mas também pela incapacidade de permanecer dormindo durante a noite inteira. Trata-se de um distúrbio que pode ser crônico e, nesse caso, a ausência de sono prolonga-se por um período maior de tempo.


A insônia não prejudica somente durante a noite, pois quem sofre com ela se sente muito cansado durante o dia e sem disposição para trabalhar, estudar ou fazer qualquer atividade física, sem contar outros fatores, como irritabilidade, acordar sem se sentir descansado, facilidade para ganho de peso e afins.


Estudos publicados pela Associação Internacional para o Estudo da Dor comprovam também que pessoas com insônia são mais sensíveis à dor física, e isso atinge 52% das pessoas com quadro de insônia por pelo menos duas vezes na semana e 24% quando a ausência de sono ocorre uma vez por mês.


As causas da insônia variam muito: ela pode ser crônica, como citado anteriormente, ou decorrente de estresse, ansiedade ou depressão. Aliás, é nos casos de depressão que ela se mostra mais frequente, quando também pode ocorrer o oposto da ausência de sono, ou seja, seu excesso).


É bom tomar algumas precauções para cuidar desse problema, como diminuir o nível diário de cafeína, evitar comer muito tarde (a menos que seja algo leve), verificar se a insônia é resultante de alguma medicação. O ideal, porém, é que sempre se consulte um médico em caso de frequência de noites maldormidas.


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699