Leucemia

Leucemia

image

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

A medula é o local de formação das células sanguíneas e ocupa a cavidade dos ossos, sendo popularmente conhecida por tutano. Nela são encontradas as células que dão origem aos glóbulos brancos, aos glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e as plaquetas.

Estimativas de novos casos: 11.370, sendo 5.050 homens e 4.320 mulheres (2014). Número de mortes: 6.187, sendo 3.277 homens e 2.910 mulheres (2011 - SIM) Atenção: a informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica.

Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança. Os principais sintomas decorrem do acúmulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia, que por sua vez causa fadiga e palpitação), dos glóbulos brancos (deixando o organismo mais sujeito a infecções) e das plaquetas (ocasionando sangramentos das gengivas e nariz, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos sob a pele).

O paciente pode apresentar gânglios linfáticos inchados, mas sem dor, principalmente na região das axilas e do pescoço; febre ou suores noturnos; perda de peso sem motivo aparente; desconforto abdominal (provocado pelo inchaço do baço ou fígado); dores nos ossos e nas articulações. Caso a doença afete o Sistema Nervoso Central (SNC), podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação. 

Conheça os cursos de pós Medicina da USCS!
Veja pós-graduação em Análises Clínicas, você pode se inscrever ainda.
Pós USCS em Gestão da Qualidade e Biossegurança em Serviços da Saúde.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699