A gestão de projetos é decisiva em qualquer corporação, sendo crucial para o seu sucesso ou o seu fracasso. Em tempos de crise, ser um líder não é uma tarefa fácil, pois é necessário fazer uma excelente gestão de recursos humanos, motivando a equipe, algumas vezes com poucos recursos, além de alinhar os processos acordados para que tudo saia como esperado, com resultados positivos.
Tomar decisões nesse período de alta concorrência, em um mercado cada vez mais competitivo, no qual, para gerar clientes fiéis, é necessário mais “dar” que “receber”, faz com que a palavra da vez, no âmbito do planejamento, seja “qualidade” especificamente agregada a “valor”. O cliente precisa sentir que compra muito mais que um produto; ele compra um serviço completo a um preço altamente acessível, e este deve ser o diferencial da sua empresa, o qual sua equipe deve transmitir no contato com os clientes. Não se trata de alterar preço de produto, mas sim de agregar qualidade ao que se oferece, zelando para que isso realmente esteja sendo realizado de forma eficaz pela equipe e de acordo com o planejado.
Nenhuma ação deve ser tomada sem o devido planejamento, e para elaborá-lo é interessante que se faça a gestão das lições aprendidas ao longo da história da empresa. Portanto, é preciso verificar quais experiências deram certo e quais deram errado, para que novas ideias possam surgir de forma mais assertiva. Todos os profissionais envolvidos devem estar alinhados, de forma que a equipe não apenas compreenda o que é para ser feito, mas também a importância que cada um tem no projeto e por que isso deve ser feito por todos. A equipe deve representar um órgão vivo no projeto.
Uma coisa que pode ajudar no gerenciamento do projeto é dividi-lo em etapas. Isso ajuda a enxergar o quanto se está avançando, pois a medição dos resultados é importante para manter o controle da situação. Afinal, não se pode controlar o que não se pode medir e, em tempos de crise, não se pode perder o controle (aliás, em tempo nenhum).
Devem-se eliminar os problemas secundários que possam atrapalhar a medição dos resultados, mas sem perder o foco. Vários gestores acabam perdendo muito tempo procurando linhas soltas, desperdiçando esforços que não darão resultado. Manter o foco no objetivo geral proposto é essencial para realinhar sem problemas qualquer evento que possa prejudicar o “todo”.
O planejamento estratégico precisa sempre ser averiguado, e os gestores devem entender que os dados não surgem apenas na forma numérica. Quando nos concentramos apenas em números, deixamos de nos apoiar no que realmente vai trazer resultado, que são as pessoas envolvidas. Vale lembrar que, na administração de conflitos, saber identificar, definir, planejar e executar projetos é uma necessidade real para qualquer executivo de sucesso.