Mentir compulsivamente pode ser doença

Mentir compulsivamente pode ser doença

image

Mentir muitas vezes, pode ser um fator de educação, para sair de alguma situação ou para tirar vantagens.

Mais e quando isso vira uma doença?

Muitas pessoas nem imaginam que possuem uma doença de transtorno de personalidade conhecida como mitomania. Essa doença normalmente se apresenta em indivíduos que sofrem ou sofreram algum tipo de fatores psico-sociais como: baixa auto-estima, auto-proteção, depressão, TOC e esquizofrenia, necessidade de aceitação ou fugir da realidade.

O tratamento é feito com base em acompanhamentos psiquiátricos, psicoterapias e remédios. Mais não é um tratamento fácil de ser levado a diante, por que as pessoas que possuem o transtorno levam algum tempo para aceitar que são doentes.

Já que para eles mentir não é uma doença e não estão fazendo mal a ninguém.  Este tipo de paciente precisa de estímulos de amigos e familiares.

As consequências dessa doença prejudicam cada vez mais o paciente com o passar do tempo, por conta do excesso de mentiras que eles contam, eles afastam as pessoas do seu convívio, fazendo com que eles fiquem cada vez mais solitários, o que estimula a mentir mais e mais.

 Quando isso acontece, ele se vê obrigado a voltar à realidade, o que pode desencadear a depressão e até mesmo o suicídio.

Como as mentiras sempre têm uma falha o paciente acaba tendo que cobrir uma falha com outra mentira, se tornando um ciclo vicioso. Para esse indivíduo criar e viver uma mentira se torna uma bolha particular, a onde ele vive o que ele gostaria de viver e tem a oportunidade de fugir da sua realidade cotidiana.



0800 767 8727 | (11) 2714-5699