Mitos e verdades sobre cuidados com bebês

Mitos e verdades sobre cuidados com bebês

image


Existe praticamente uma cultura social sobre o cuidado com os bebês, transmitida geralmente em família, embasada em costumes antigos, muitas vezes sem validade ou fundamentos. As dicas sobre a maneira como as mães devem lidar com os filhos vão desde a alimentação ao afeto elas devem ter e muitas vezes são sugeridas por avós, madrinhas e amigas nos primeiros meses de vida. 

É muito comum que as mães de primeira viagem acabem sendo bombardeadas de sugestões sobre como educar os filhos vindas de toda a família, que quer participar e ajudar a mulher nesse momento tão especial de maternidade. No entanto, mesmo sem nenhuma experiência, alguns cuidados sugeridos devem ser ignorados, pois podem trazer mais complicações que benefícios aos bebês, principalmente os que têm relação com alimentação antes dos seis meses. Veja a seguir algumas dúvidas e dicas mais comuns e o que se pode fazer a respeito.

Chá ajuda mesmo a aliviar a cólica de bebês?
Mito: Bebês que estão em fase de aleitamento exclusivo, isto é, até os seis meses de vida, só devem ingerir o leite materno, que possui todos os nutrientes de que eles precisam, não sendo necessário chá, água ou qualquer outro tipo de alimento. Ao permitir que a criança tenha contato com outros sabores e com o bico da mamadeira, corre-se o risco de ela abandonar o seio.

Bebês que ficam muito tempo no colo ficam mesmo mal acostumados?
Verdade: Quando o bebê está com a mãe, é normal que ele se sinta mais confortável, e o carinho dela também ajuda muito no desenvolvimento do filho. No entanto, é necessário que ele se adapte à vida fora do útero. Desse modo, a transição deve ser feita aos poucos. 

Bebês precisam estar sempre muito agasalhados, até mesmo em dias quentes?
Mito: É verdade que os bebês sentem um pouco mais de frio que os adultos, no entanto, eles devem ser vestidos sempre de forma confortável, não sendo necessário agasalhar demais as crianças. O certo é sempre usar o bom senso. Uma boa estratégia para verificar se exagerou é tocando as mãos e os pés dos bebês, que devem sempre estar aquecidos.

Deixar o bebê tomar sol sem fralda é uma forma de prevenir assaduras?
Verdade: O sol diminui a umidade da pele e ajuda a cicatrização da dermatite das fraldas, além de ser uma fonte de vitamina D, que melhora a absorção de cálcio, fortalecendo os ossos. Mas deve-se ter cuidado com o tempo de exposição. O ideal são 15 minutos nos horários de sol mais ameno, antes das 10h e depois das 16h, sendo necessário também proteger a face e principalmente os olhos do bebê.


0800 767 8727 | (11) 2714-5699