Uma publicação feita no conselho regional de fisioterapia de São Paulo realiza uma campanha informando que orienta os profissionais a não utilizarem apenas equipamentos em suas consultas, mas a orientar exercícios aos pacientes para que a patologia seja tratada de forma eficaz e a longo prazo.
A utilização do TENS (máquina que dá uma espécie de choque) é feita para redução e combate de inflamações e dores. Como acontece em muitos dos casos, não é correto utilizar apenas um tipo de equipamentos para tratamento fisioterápico, pois não se obterá resultados por muito tempo e o tratamento ficará incompleto.
A principal causa da síndrome da banda iliotibial, por exemplo, é a fraqueza do músculo lateral do quadril e um desalinhamento do joelho na corrida, o uso do aparelho (TENS) e do ultrassom irá diminuir a inflamação e melhorar a dor, porém, o tratamento só será completo se o músculo que está fraco for fortalecido e houver correção do desvio do joelho na corrida, com exercícios educativos.
É de suma importância que seja exigido uma avaliação e um tratamento individualizado e específico para cada caso, a fisioterapia se aplicada da forma correta é capaz de restaurar a função do corpo. A diminuição dos sintomas das dores não é essencial para a solução do problema, o combate deve ser realizado na causa do problema, pois somente dessa forma o paciente terá bons resultados em longo prazo.
Conheça nossos cursos de Pós-graduação em Fisioterapia.
Pós em Fisioterapia em traumotologia e ortopedia.
Pós em Massagem e técnicas corporais aplicadas.