Número de pessoas com cálculo renal tem incremento de 30% neste verão

Número de pessoas com cálculo renal tem incremento de 30% neste verão

image


No verão é importante tomar certos cuidados com o corpo e, principalmente, hidratar-se tomando de 2 a 3 litros de água por dia, para a manutenção da saúde e a prevenção de doenças. Nessa época do ano, as pessoas transpiram mais, de modo que perdem muito líquido, e o ideal é sempre repor, mas isso nem sempre acontece. Assim, o número de pessoas com cálculos renais, mais comumente conhecidos como pedras nos rins, cresce 30% no verão, afirmou o urologista Archimedes Nardozza: “O resultado é que o rim trabalha menos e passa a acumular mais sais, proteínas, facilitando a formação de cálculos”.
A manutenção e o equilíbrio híbrico do corpo são realizados pelos rins, de modo que eles é que regulam as várias vias de perda de água, como urina, transpiração, fezes, respiração e fala. Já a hidratação é realizada somente por uma via, a boca. Por essa razão, é importante ressaltar o quanto tomar água é fundamental.
De modo geral, as pessoas costumam suar menos no frio do que no calor. A consultora e pediatra Ana Escobar ressalta que, ao se hidratar pouco, a pessoa faz o rim trabalhar menos. Como as pessoas se movimentam mais nessa época do ano, as pedras formadas acabam caminhando mais rapidamente para o ureter, o que faz aumentar o número de casos de cólicas renais no verão.
A principal causa apontada para a formação de pedras nos rins é a desidratação, e depois vem o excesso de sódio. O problema é mais comum entre homens do que entre mulheres. Mais de 70% dos cálculos são compostos por sais de cálcio, como oxalato de cálcio e fosfato de cálcio, e há pedras formadas por ácido úrico, estruvita e cistina.
Quando a quantidade de água na urina é baixa e insuficiente para dissolver todos esses sais, eles voltam à sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias, de modo que tendem a se aglomerar e, com o passar do tempo, formar as pedras.
Além da ingestão de água, há outras maneiras de se hidratar que podem auxiliar na prevenção dos cálculos, como tomar água de coco, sucos cítricos como laranja, abacaxi, limão, tangerina e acerola, que possuem uma substância chamada de citrato, que evita a precipitação de cálcio nas vias urinárias. 
Vale ressaltar que o mau hábito de segurar a urina e não ir ao banheiro quando precisa é muito prejudicial. Isso pode dar refluxo no rim pela pressão que a bexiga cheia acaba exercendo nele, e esse refluxo impede o rim de trabalhar corretamente, além de deixar uma série de resíduos no órgão, que podem facilmente contribuir para a formação de cálculos, sem contar que esse mau hábito também pode causar infecção urinária.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699