O déficit de atenção é um transtorno neurobiológico que é notado primeiramente na fase da infância, e acompanha o indivíduo durante toda a sua vida
O TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade) é reconhecido pela Organização Mundial da saúde, e em alguns países as pessoas que possuem esse transtorno recebem a proteção da lei, para que recebam tratamento e proteção especial.
Esse transtorno, afeta entre 3% ate 5% das crianças e são mais diagnosticados em meninos.
As características desse transtorno são: impulsividade, hiperatividade, falta de atenção, dificuldades em seguir instruções, dificuldade em lembrar-se das coisas, demoram em começar as tarefas, acúmulo de energia, fala complicada e enrolada, e dificuldade em desenvolver atividades mais calmas.
Alguns estudos apontam que as causas desse transtorno podem estar relacionados à predisposição genética e uma ocorrência na transmissão de neurotransmissores.
Os tratamentos indicados são à base de psicoterapia e de medicação.
Vale lembrar que algumas técnicas podem ajudar pessoas com TDAH como: quadro de aviso, uso de diários e agendas, lista dos compromissos e atividades, atenção dos pais e professores e um bom acompanhamento médico.