O Six Sigma é uma estratégia de gerenciamento de negócios desenvolvida pela Motorola em 1981. Seu objetivo é buscar melhorias dos processos através da identificação e da exclusão das causas de possíveis defeitos e promover a redução da variabilidade na manufatura e nos processos.
Six Sigma é a metodologia que quer alcançar grandes ganhos e em curto e médio prazo. Já o Lean é a filosofia de melhoramento contínuo e a evitar desperdícios. Os dois conceitos foram unidos, e assim ambos se complementam.
Para a melhora da performance e lucro, o aperfeiçoamento dos produtos, e aprimoramento de processos internos a filosofia do Six Sigma é perfeita. Já para a eliminação e desperdícios, e claro, trabalhar tudo que está atrapalhando a empresa na hora de entregar um resultado mais satisfatório.
Mas o que são exatamente esses desperdícios? Defeitos em produtos, produção de mercadoria desnecessária, processamento e movimentação de funcionários que se mostram improdutivos, por exemplo.
O Lean Six Sigma nada mais do que uma estratégia para a melhoria da produção e da empresa como um todo, para assim se mostrar mais eficiente e ter menos desperdício no sentido geral, e claro, trazer muitos lucros para a instituição em pouco tempo.
O curso de Pós Graduação em Lean Six Sigma tem como objetivo capacitar profissionais que atuam em qualquer função a, efetivamente, liderar projetos de melhoria de alto impacto. O curso prepara o profissional para resolver uma grande variedade de problemas utilizando a metodologia Lean Six Sigma, e para ser um agente de mudanças, facilitando e liderando projetos, suportando esforços para chegar a altos níveis de excelência de desempenho.