
A Ozonioterapia é uma modalidade de tratamento que está cada vez mais ganhando interesse popular por envolver uma técnica terapêutica única que se utiliza da manipulação de ozônio. Esta terapia é muito requisitada como tratamento auxiliar em casos clínicos diversos, tanto pela medicina, quanto pela estética.
Entretanto, como autorizada pela Lei nº 5.728, a Ozonioterapia somente pode ser aplicada, condicionalmente, por profissionais da saúde habilitados, cujo uso deve se dar por meio de equipamentos de produção de ozônio medicinal regularizado pela Anvisa. Outra condição imposta pela Lei, é que esta prática somente pode ser realizada enquanto terapia complementar e integrativa a algum tratamento.
Quer descobrir o que é a Ozonioterapia e como funciona? Continue a leitura!
LEIA TAMBÉM:
- Conheça nossa nova Pós-graduação em Ozonioterapia!
- Para que serve a Ozonioterapia? E quais os benefícios?
- Como abrir uma clínica de estética?
- Aumento de colágeno: Saiba tudo sobre o procedimento estético para quem tem medo de agulha
- Procedimentos estéticos vão além de cirurgias, fazem parte do aumento da autoestima
O que é Ozonioterapia e qual sua origem?
A Ozonioterapia se trata de um método de tratamento que envolve uma técnica, minimamente invasiva, que utiliza da manipulação de ozônio que, segundo classificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se trata de um gás “com forte poder oxidante e bactericida”, sendo assim, muito requisitada como auxiliar em casos clínicos variados.
Apesar do interesse popular e midiático atual sobre tal técnica, o uso da Ozonioterapia como tratamento remonta ao século XIX, onde em 1840, o gás ozônio foi descoberto pelo pesquisador alemão Dr. Christian Friedrich Schoenbein e, entre 1914 e 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, foi utilizado por médicos alemães e ingleses para o tratamento de feridas em soldados.
Na Alemanha, durante todo o século XIX, a Ozonioterapia médica já era difundida, sendo utilizada, inicialmente para o combate de bactérias e germes. Porém, esta técnica somente chega ao Brasil em 1975, onde o médico Heinz Konrad inicia suas práticas clínicas em São Paulo utilizando a Ozonioterapia com seus pacientes.
Como funciona a Ozonioterapia?
Voltada para o tratamento medicinal, a Ozonioterapia une em sua técnica uma mistura de ozônio e oxigênio puro, sendo aplicada por meio de agulhas diretamente na pele para que o tratamento de uma doença, problemas de ordens diversas ou feridas seja mais eficaz. Seu principal objetivo é melhorar a oxigenação dos tecidos, fornecendo ao sistema imunológico um fortalecimento através da ativação de mecanismos celulares em resposta ao estresse oxidativo.
Desta forma, a Ozonioterapia tende a ser requisitada para a melhoria da circulação e oxigenação sanguínea, para o aumento das ações anti-inflamatórias e antissépticas, bem como para o aumento de proteínas, glóbulos vermelhos e para o aumento do oxigênio no corpo.
Quais profissionais podem realizar o tratamento com Ozonioterapia?
Segundo a Lei nº 5.728, sancionada no dia 5 de janeiro de 2024, o tratamento com a técnica da Ozonioterapia pode ser realizado por profissionais da área da saúde com formação superior e inscrição no Conselho de fiscalização de suas profissões. A Lei ainda institui que cada frente da saúde deve se orientar seguindo as indicações de seus devidos Conselhos, considerando que cada área possui diferentes linhas de atuação com esta prática terapêutica.
Ainda, a regulamentação da prática de Ozonioterapia de Conselhos de Classe Profissionais, tais como odontologia, fisioterapia, farmácia, enfermagem, biomedicina e biologia, com suas devidas especificações para a capacitação na técnica, autorizam o uso da Ozonioterapia para o âmbito da Estética, contanto que os profissionais sejam devidamente habilitados para a prática.
Os profissionais da área da Estética também são habilitados para a prática da Ozonioterapia, devendo estes respeitar às regras estabelecidas para a utilização da terapêutica, além das regras sobre a utilização de equipamentos aprovados pela Anvisa. Caso ocorra violações nos termos estabelecidos, o profissional sofrerá risco de penas, tais como interdição, cancelamento de registro e multa.
Como se capacitar para aplicar a Ozonioterapia?
A Ozonioterapia vivencia uma verdadeira crescente em sua busca, em especial na área da Estética. Assim, torna-se imprescindível que profissionais da área da saúde e da estética se capacitem para integrar este tratamento em seus consultórios, desenvolvendo habilidades para realizar a terapia com mais habilidade e confiança e, assim, transmitindo aos pacientes um atendimento eficaz e com ética profissional.
Na Pós-graduação em Ozonioterapia você conta com um corpo docente formado pelos melhores profissionais da área da saúde, além de contar com o coordenador do Núcleo de Estética da Pós USCS, o doutor Rodrigo Fabrizzio, esteticista de renome, ideal para que você tenha um desenvolvimento técnico e prático na Ozonioterapia.
O curso de Ozonioterapia tem duração de 18 meses e carga horária total de 360h, divididas entre aulas teóricas e práticas. A Pós atende a modalidade semipresencial, com aulas presenciais e online ao vivo, com a possibilidade de ser realizada tanto em São Caetano do Sul, quanto em São Paulo.
Com a Pós em Ozonioterapia você consegue atender a um mercado em expansão e se tornar o profissional que você sempre sonhou. Se capacite para atender seus pacientes nessa técnica inovadora com a segurança e confiança que você precisa!