Em época de escassez de vagas, a maior dúvida é o que fazer para se destacar e conseguir garantir um emprego.
Segundo a opinião de especialistas na área de Recursos Humanos das principais consultorias, competências técnicas e comportamentais, habilidades além das requeridas e saber se vender são os principais itens que podem destacar um profissional.
Nessas épocas é importante atualizar o currículo, e fazer uma pós-graduação pode contribuir muito para o desenvolvimento das competências e habilidades mais específicas.
Para o coach Maurício Sampaio, as competências técnicas são muito importantes, apesar da valorização de competências emocionais e sociais. No entanto, cada empresa possui um sistema ou um modo de funcionalidade a que o colaborador terá que se adequar ou aprender, de modo que muitos especialistas concordam que, além das competências específicas, saber vender o peixe é o que define o sucesso na busca pela vaga.
Na opinião do consultor José Ricardo Noronha, o saber se vender inclui alguns fatores além da entrevista, como, por exemplo, montar um bom currículo, com dados atualizados, design limpo e, se possível, direcionado à empresa do seu interesse.
Cuidar de sua imagem nas redes sociais também é importante, já que possivelmente serão avaliadas. Verifique suas fotos e postagens, removendo as coisas que não ajudam em nada a criar uma boa imagem. Com relação à entrevista, Noronha enfatiza: Venda-se com maestria enxergue-se como o seu melhor e mais valioso produto. Ouça muito, fale pouco, domine a linguagem corporal, faça perguntas abertas e tenha conhecimento pleno dos seus grandes pontos fortes e habilidades. Busque o tempo todo conectá-los aos desafios que são apresentados para o cargo que você busca no mercado. Vá para as entrevistas tendo conhecimento amplo de tudo o que cerca aquela empresa específica: vendas, desafios, concorrentes, sonhos, missão, valores, propósito.