A Organização Nacional da Acreditação (ONA), instituição privada criada em 1999 por entidades públicas e privadas do setor de saúde, é uma importante avaliadora da qualidade dos serviços de saúde para que os consumidores possam avaliar onde podem procurar o melhor tratamento.
As acreditações funcionam como uma auditoria que avalia as instituições para emitir certificações de nível de qualidade e excelência. Os itens avaliados são: administração, organização profissional, atendimento aos clientes/pacientes, infraestrutura, abastecimento e apoio logístico, liderança, apoio técnico e ensino e pesquisa. Fica a cargo das próprias instituições solicitarem a abertura do processo de avaliação.
Os processos contemplam três níveis de acreditação: Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) e Acreditado com Excelência (nível 3).
Nível 1 – Demonstra que a instituição possui os requisitos básicos de qualidade e segurança aos pacientes.
Nível 2 – Caracteriza a adoção de plano de melhorias nos pontos avaliados para a conquista do próximo nível de acreditação.
Nível 3 – Este nível representa que a instituição atingiu nível de excelência, adotando indicadores para avaliação de resultados.
A seguir, apresentam-se alguns dos 76 hospitais que atingiram o nível 3 de padrão de excelência, segundo a ONA:
A.C. CAMARGO CÂNCER CENTER - SÃO PAULO (SP) -14/09/2015
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL MÁRIO PENNA - HOSPITAL LUXEMBURGO - BELO HORIZONTE (MG) -23/11/2013
ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL MÁRIO PENNA - HOSPITAL MÁRIO PENNA - BELO HORIZONTE (MG) - 23/11/2013
BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO - HOSPITAL SÃO JOAQUIM - SÃO PAULO (SP) 21/11/2015
BIOCOR INSTITUTO - NOVA LIMA (MG) - 14/07/2014
BIOVISÃO CENTRO DE OFTALMOLOGIA - BELO HORIZONTE (MG) - 13/12/2014
CASA DE SAÚDE SÃO JOSÉ - RIO DE JANEIRO (RJ) - 21/12/2013
CENTRO HOSPITALAR UNIMED - JOINVILLE (SC) - 19/01/2014
Para saber quais são os outros hospitais que atingiram o nível 3 de excelência, clique aqui: