Outubro Rosa: Acupuntura pode diminuir efeitos colaterais de terapia para câncer de mama

Outubro Rosa: Acupuntura pode diminuir efeitos colaterais de terapia para câncer de mama

image

Em estudo recente, publicado na revista científica ‘Cancer’, baseado em dados levantados nos Estados Unidos, China e Coreia do Sul, a acupuntura foi apontada como grande auxiliar na redução de efeitos colaterais da terapia anti-hormonal realizada por pacientes com câncer de mama. Tal terapia tem como principal foco o bloqueio de sinalização hormonal que pode intensificar a doença. Assim, pesquisadores analisaram os efeitos da acupuntura, método da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), voltadas para a redução sintomática das pacientes participantes da pesquisa.
 
Continue a leitura para saber mais sobre os efeitos da acupuntura no tratamento de pacientes com câncer de mama.
 
LEIA TAMBÉM:

Principais queixas de pacientes oncológicos

Durante o Outubro Rosa, a conscientização e visibilidade do câncer de mama são intensificados. Tal doença pede por um diagnóstico precoce pois, assim, o sucesso no tratamento passa a ser maior; entretanto, muitos dos tratamentos convencionais existentes podem ser extremamente agressivos para as pacientes, ocasionando inúmeros efeitos colaterais que tendem a tornar o bem-estar da mulher dificultado. São alguns dos sintomas:
  • Dores intensas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fadiga;
  • Boca seca;
  • Cansaço extremo;
  • Ansiedade e irritabilidade;
  • Ondas de calor;
  • Entre outros.

Como a acupuntura ajuda pacientes oncológicos

A acupuntura é uma ferramenta auxiliar fundamental na promoção do alívio dos sintomas causados por tratamentos do câncer de mama, desde os mais agressivos, como quimioterapia, até terapias hormonais. Essa técnica holística da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) atua oferecendo melhor qualidade de vida às pacientes em tratamentos, além de assegurar a saúde e bem-estar físico e emocional dessas mulheres.
 
São diversos os benefícios da acupuntura durante o tratamento de pacientes oncológicos, pois tal técnica auxilia na modulação do sistema imunológico. Além disso, pode ser requerida para:
  • Amenizar ou eliminar dores;
  • Amenizar ou eliminar efeitos colaterais indesejáveis, tais como náuseas e vômitos;
  • Reduzir o inchaço corporal causado pelo acúmulo de linfa nos tecidos;
  • Reduzir a fadiga; e
  • Melhorar o bem-estar e ânimo.
A prática chinesa aparece como um complemento aos tratamentos da medicina ocidental, requerida durante todo o período de cuidado da mulher com o câncer, podendo auxiliar na redução de impactos emocionais e em pós-operatórios e cuidados quimio e radioterápicos.
 

Pesquisa revela que a acupuntura promove alívio de sintomas em terapias hormonais

A pesquisa multinacional conduzida baseou-se em três ensaios clínicos realizados com 158 mulheres com câncer de mama, todas entre os estágios 0 e III. As pacientes foram alocadas, aleatoriamente, em dois grupos onde o primeiro receberia acupuntura imediata e o segundo receberia acupuntura tardia.
 
O grupo destinado a receber o tratamento imediato, recebia acupuntura duas vezes por semana, em um período de 10 semanas. Já o grupo a receber acupuntura tardia, primeiramente, cumpriu com o tratamento hormonal por 10 semanas para, em seguida, passarem pelo tratamento especializado com acupuntura, porém, apenas uma vez por semana, mas também em um período de 10 semanas.
 
Passados 10 meses do tratamento com acupuntura, as pacientes do primeiro grupo relataram a amenização dos efeitos colaterais da terapia hormonal. O estudo apontou que 64% das mulheres do grupo de acupuntura imediata apresentaram melhora nos sintomas relacionados a ondas de calor, enquanto no grupo de acupuntura tardia, somente 18% apresentaram melhoria deste mesmo sintoma. Além disso, o primeiro grupo apresentou maiores resultados benéficos, em especial voltados para a qualidade de vida, uma vez que comparado com as mulheres do grupo de estudos de acupuntura tardia.
 
Em conclusão, o estudo indicou a acupuntura como ferramenta auxiliar fundamental na promoção do alívio dos sintomas colaterais, não apenas advindos de tratamentos complexos voltados para o câncer de mama, como quimioterapia e radioterapia, mas também de terapias hormonais.
 
Neste Outubro Rosa, mês de conscientização de uma doença que acomete milhares de mulheres anualmente, se faz importante a profissionalização de especialistas que sejam adequados para oferecer um cuidado especializado para tal doença. Assim, aqueles que desejam atuar promovendo o alívio dos efeitos colaterais do câncer de mama, utilizando-se de uma abordagem holística desenvolvida pela Medicina Tradicional Chinesa para o tratamento de tal, a Pós USCS oferece uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional.
 
Com uma Pós-graduação em Acupuntura, o profissional encontra a possibilidade de adentrar em um mercado em constante expansão, em uma área altamente procurada, e desenvolve habilidades práticas para promover o bem-estar na vida dos atendentes.
 

Conheça a Pós em Acupuntura da USCS

Se você deseja se profissionalizar com uma especialização em acupuntura, buscando atender as demandas de um mercado em constante expansão e que carece de profissionais especializados, a Pós-graduação em Acupuntura, desenvolvida pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul oferece a formação ideal.
 
Sob a coordenação das especialistas em Acupuntura Avançada, Luciana Nagato e Suzete Rossetto, o curso de Acupuntura se destaca por seu conteúdo completo e pela qualidade do corpo docente integrante, todos com ampla experiência na área. Os alunos terão a oportunidade de aprender com os melhores, garantindo uma formação de excelência.
 
O corpo docente da Pós USCS é formado pelos melhores profissionais da área da acupuntura, prometendo auxiliar você a se posicionar no mercado de trabalho da melhor maneira, além de fornecer o instrumental necessário para você lidar com o manejo de casos específicos, tais como amenizar os sintomas do câncer, atuando na promoção do bem-estar físico e emocional dos pacientes.
 
O curso tem duração de 24 meses e carga horária total de 1200h, sendo 720h de atividades complementares e atendimentos particulares.
 
Entre alguns destaques da matriz curricular temos:
  • Canais de energia;
  • Investigação terapêutica na Acupuntura;
  • Técnicas de Acupuntura;
  • Aplicabilidade da Acupuntura;
  • E muito mais…
Transforme o seu futuro profissional com a Pós-graduação em Acupuntura e se qualifique para promover um cuidado especializado pautado em práticas milenares, visando atender as necessidades de pacientes com câncer de mama.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699