Os adolescentes, muitas vezes estimulados pelos maus costumes precoces, apresentam excesso de gordura localizada com uma naturalidade que preocupa, não apenas por estética, mas principalmente por aceitarem, muito cedo, o excesso de peso que é um fator muito importante. Aqui ressaltamos a importância da prática de atividades físicas, esportes e de exercícios físicos tanto para a prevenção como também no auxílio do tratamento do diabetes.
Segundo o Prof. Dr. José Alberto Aguilar Cortez, professor da pós em educação física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), a diabete em crianças e adolescentes está ligada com o estilo de vida que elas levam. Desde muito jovens as crianças são acostumadas com manifestações que relacionam os alimentos a uma prova de amor ou até uma premiação por algo feito.
Não podemos nos acostumar com o sedentarismo para tanto devemos estimular a proporção e a frequência de estímulos físicos agregado a brincadeiras, jogos recreativos, locomoção a pé de casa para a escola ou clube, tal estímulo está quase desaparecendo da rotina da vida das nossas crianças.
Em uma situação específica a prática de atividades físicas não poderá ser administrada pela agenda enquanto todo o tempo livre dos jovens for dividido entre assistir televisão ou mexer no computador. Quando falamos de diabetes é imperativo o cuidado com a doença e exercícios físicos, que são de extrema importância porque auxiliam a regular o açúcar no sangue ajudando a evitar prejuízos em órgãos que são alvos da doença.