Ter uma melhor posição na empresa, ganhar mais dinheiro e prestígio profissional é o que todas as pessoas dedicadas ao trabalho buscam. Entretanto, para conquistar essas coisas, ser pontual e fazer corretamente as atividades rotineiras não são o suficiente. Num mercado cada vez mais competitivo é necessário especializar-se e fazer uma pós-graduação, bem como refletir e tomar novas atitudes comportamentais que podem ser decisivas para uma promoção.
De acordo com dados levantados por uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pelo CareerBuilder, questões como aparência descuidada e adoção de atitudes negativas podem levar o empregador a criar uma imagem negativa do profissional, prolongando a espera pela tão almejada promoção. Roupas curtas e fofocas no ambiente de trabalho geram um clima de mal-estar, e isso também foi apontado pela pesquisa como fatores impeditivos para uma promoção.
Mesmo quando o colaborador tem uma boa performance em suas atividades, ao subir de cargo ele deve ser um modelo para a empresa, pois irá representá-la. Desse modo, é estritamente necessário estar sempre apresentável e sem exageros.
Dos exageros citados como negativos pelos 2.175 profissionais de Recursos Humanos entrevistados na pesquisa, os principais são: piercing fora da orelha (32%), muita maquiagem (15%), perfume ou colônia forte demais (21%), mau hálito (23%), cortes de cabelo extravagantes (25%), tatuagens visíveis (27%).
A seguir, o ranking dos comportamentos que atrapalham uma promoção, para que você possa refletir e, quem sabe, melhorar para finalmente conquistar sua promoção:
1) Ter atitutde negativa ou pessimista (62%).
2) Chegar atrasado regularmente (62%).
3) Usar linguagem vulgar (51%).
4) Sair mais cedo com frequência (49%).
5) Faltar muito por ficar doente (49%).
6) Fazer fofoca (44%).
7) Passar muito tempo em redes sociais (39%).
8) Conversar com os colegas sobre outros assuntos, além do trabalho (27%).
9) Atender ligações pessoais no trabalho (24%).
10) Fazer pausas para fumar (19%).