Grosserias e indiretas são coisas que incomodam muito os colaboradores e tornam qualquer ambiente de trabalho mais hostil. De acordo com um levantamento realizado por psicólogos, ter de aguentar grosserias é o tipo de coisa que mais causa insatisfação entre funcionários, além de indicar que quando ninguém faz nada para barrar esse tipo de atitude ofensiva, esse comportamento tende a se espalhar entre o departamento.
De acordo com pesquisadores do Conselho Sueco de Pesquisas de Saúde, Vida no Trabalho e Bem-Estar, o desrespeito é algo que, de modo geral, não cabe à legislação trabalhista avaliar ou punir, de modo que fica ainda mais complicado lidar com esse tipo de situação. E-mails maliciosos, fofocas e exclusão de determinada pessoa de eventos sociais com a desculpa de que foi por distração são exemplos que tornam esse abuso mais sutil que o bullying ou o assédio moral, que são bem documentados.
Os pesquisadores identificaram que a imitação é a causa mais comum desse tipo de comportamento, pois algum funcionário inicia a agressão e os demais vão replicando a atitude por receio de desagradar. Muitas vezes esse tipo de abuso é praticado pela gerência.
A pesquisa mostrou dados preocupantes: dos 6 mil entrevistados, 75% afirmaram ter sido alvo de grosserias pelo menos uma vez no ano anterior. Considerando que esse tipo de comportamento é contagioso, os pesquisadores alertam para o risco da criação de um círculo vicioso que pode trazer sérias consequências para toda a equipe. Além disso, a saúde individual também é prejudicada, pois diversos estudos já associaram ambientes ruins de trabalho a transtornos mentais, alto índice de rotatividade e insatisfação crônica, o que é ruim para a empresa e para os funcionários.