A dengue não é um problema unicamente nacional; ela infecta por ano cerca de 400 milhões de pessoas em mais de 120 países, e deve ser combatida em conjunto, com o apoio de todos fazendo sua parte para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, sempre atentando a possíveis focos de água parada.
A primeira vacina experimental contra a dengue foi desenvolvida por pesquisadores norte-americanos e já está em fase de testes. O ensaio clínico contou com a participação de 41 voluntários saudáveis, dos quais 21 receberam uma única dose da vacina e 20 receberam um placebo, e os resultados se mostram muito promissores para prevenir a infecção com o vírus da dengue, que pertence à mesma família do Zika vírus, ambos transmitidos pelo Aedes aegypti.
O estudo foi divulgado no último dia 17 de março na revista Science Translational Medicine, pela equipe responsável de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
A pesquisadora Anna Durbin, professora adjunta da Universidade de Saúde Pública Johns Hopkins e líder do estudo, ponderou: Sabendo o que sabemos sobre esta nova vacina, estamos confiantes de que possa funcionar bem.