Práticas da dança na Escola são motivacionais aos participantes

Práticas da dança na Escola são motivacionais aos participantes

image


As práticas de dança aplicadas ao contexto escolar podem servir como fator de motivação para crianças e adolescentes, segundo estudo realizado em São José, o resultado desse exercício é positivo e motivacional para quem o pratica.

O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais que levam os adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 a 14 anos, à prática da dança no contra turno escolar nas escolas da Rede Municipal de São José.

A pesquisa caracteriza-se como uma investigação descritiva, sendo que a população do estudo corresponde a 6087 adolescentes matriculados de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e a amostra foi composta por 62 adolescentes que participavam do projeto dança na escola.

Na coleta de dados foi aplicado o Inventário de Motivação para a prática desportiva de Gaya e Cardoso (1998), além de serem incluídas na pesquisa algumas perguntas com o intuito de traçar um perfil do aluno participante do projeto.

Concluiu-se que os estudos dos fatores motivacionais são de extrema importância, pois podem esclarecer para os profissionais quais as razões que levam seus alunos a optarem pela dança, podendo assim oportunizar práticas que vão ao encontro do conjunto de motivações dos alunos.







Cursos de Pós-graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA



DANÇA E CONSCIÊNCIA CORPORAL

0800 767 8727 | (11) 2714-5699