As práticas de dança aplicadas ao contexto escolar podem servir como fator de motivação para crianças e adolescentes, segundo estudo realizado em São José, o resultado desse exercício é positivo e motivacional para quem o pratica.
O objetivo do estudo foi identificar os fatores motivacionais que levam os adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 10 a 14 anos, à prática da dança no contra turno escolar nas escolas da Rede Municipal de São José.
A pesquisa caracteriza-se como uma investigação descritiva, sendo que a população do estudo corresponde a 6087 adolescentes matriculados de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e a amostra foi composta por 62 adolescentes que participavam do projeto dança na escola.
Na coleta de dados foi aplicado o Inventário de Motivação para a prática desportiva de Gaya e Cardoso (1998), além de serem incluídas na pesquisa algumas perguntas com o intuito de traçar um perfil do aluno participante do projeto.
Concluiu-se que os estudos dos fatores motivacionais são de extrema importância, pois podem esclarecer para os profissionais quais as razões que levam seus alunos a optarem pela dança, podendo assim oportunizar práticas que vão ao encontro do conjunto de motivações dos alunos.
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