Professor da pós-graduação da USCS comenta sobre enchentes em Osasco

Professor da pós-graduação da USCS comenta sobre enchentes em Osasco

image


O professor Edgard Joseph Kiriyama, Mestre em Tecnologia Ambiental e Coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), foi convidado pela Rede Record a comentar sobre as recorrentes enchentes que ocorrem no bairro Jardim Rochdale, em Osasco, São Paulo.

Existem vários projetos da prefeitura local para resolver o problema, inclusive sinalizadas por placas pelas ruas próximas aos locais de alagamento. Porém, nenhuma obra é feita desde que foram anunciados os projetos, o que deixa os moradores com um sentimento de deboche por parte das autoridades. Segundo os moradores, a única ação realizada neste ano foi uma limpeza superficial da vegetação nas imediações dos córregos.

O professor Edgard foi até o local e pontuou algumas questões importantes. Na opinião dele, “É extremamente preocupante porque a gente pode perceber que o braço aqui do rio Tietê morto está bem assoreado” (assoreamento é o processo em que o acúmulo de lixo faz o rio suportar cada vez menos água, provocando enchentes).

Ainda segundo o professor Edgard, se as obras não forem concluídas, nada vai mudar para os moradores do Jardim Rochdale. Segundo ele, há uma ordem de prioridades, sendo necessário primeiro recolher os resíduos e também retirar toda a areia que está acumulada nas imediações do córrego.

Conheça alguns dos nossos cursos em Gestão Ambiental.

Fonte: http://noticias.r7.com/sp-no-ar/videos/moradores-de-osasco-sofrem-com-enchentes-por-causa-da-falta-de-obras-da-prefeitura-11112015

0800 767 8727 | (11) 2714-5699