Para absorver melhor a quantidade de vitaminas, antioxidantes e minerais presentes na fruta são necessários consumir de três a cinco porções de frutas por dia.
As frutas devem ser inclusas na dieta diária, e é ideal consumir de três a cinco porções do alimento que é rico em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes que previnem o acúmulo de radicais livres que evita processos inflamatórios no organismo.
O considerado necessário a ser ingerido é uma porção no café da manhã, outra no lanche da tarde e uma tarceira na janta. Isto é o mais indicado para que os nutrientes sejam absorvidos corretamente. É importante que se encolham frutas ricas em vitamina C, por exemplo, laranja, manga, goiaba, acerola e caju.
Antes e depois do treino
Para prática de exercícios, a fruta mais indicada pelos nutricionistas é a banana pois ela possui uma excelente digestibilidade e é uma ótima fonte de energia.
Antes dos exercícios evite frutas com grande quantidade de fibras, por exemplo, laranja com bagaço, mexerica, manga e frutas com casca, pois podem causar desconforto gástrico.
Para depois da corrida, boas alternativas são ameixas, uvas, tâmaras, abacaxis, suco de laranja e suco de manga, que têm alto índice glicêmico e colaboram para a reposição de glicogênio muscular.
Conheça nossos cursos de pós-graduação em Nutrição
Cursos de Educação Física
SEGURANÇA ALIMENTAR, GESTÃO E QUALIDADE EM ALIMENTAÇÃO