Quais profissionais podem fazer a aplicação de toxina botulínica, o famoso “Botox”?

Quais profissionais podem fazer a aplicação de toxina botulínica, o famoso “Botox”?

image

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou uma pesquisa, referente ao ano de 2023, constatando crescimento de 390% na busca por procedimento estéticos, sendo os procedimentos mais buscados a harmonização facial, Botox e ritidoplastia. Além disso, procedimentos injetáveis, em especial os preenchedores, como a Toxina Botulínica, aumentaram aproximadamente 310% nos últimos anos e as injeções antirrugas aumentaram sua busca em 809% entre os anos de 2004 e 2019, segundo a SBD.
 
O mercado da estética está em constante expansão e, para suprir as demandas deste é necessário que os profissionais sejam especialistas nas técnicas mais buscadas. O primeiro passo, porém, é descobrir quais são os profissionais qualificados para realizar a aplicação da Toxina Botulínica.
 
Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
 
LEIA TAMBÉM:

Quais os profissionais habilitados que podem realizar a aplicação?

Atualmente, no Brasil, os profissionais habilitados para aplicar toxina botulínica, segundo seus conselhos federais, são:
  • Enfermeiros;
  • Médicos dermatologistas;
  • Biomédicos;
  • Farmacêuticos; e
  • Dentistas.
Por não haver uma legislação específica que regulamente todos os procedimentos estéticos, os profissionais se restringem à autorização e regulamentação de seus conselhos federais. No entanto, um fator em comum em todos os conselhos federais é o pedido por um curso de especialização ou curso livre que conte com horas práticas para que os especialistas consigam oferecer resultados eficazes e seguros.
 
Já para esteticistas, é necessário que o mesmo seja graduado em Estética e Cosmetologia, ou que possua Técnico em Estética, bem como possuir curso profissionalizante na área, segundo instituído pela Lei Federal nº 13.643/2018, conhecida popularmente como Ato Médico. Por tal Lei, esteticistas passaram a ter a outorga para realizar procedimentos injetáveis estéticos, sejam faciais, corporais ou capilares, contanto que o procedimento seja não-invasivo, isto é, procedimentos intradérmicos e subcutâneos.
 

Aplicação de Botox traz riscos a saúde?

O procedimento da aplicação da Toxina Botulínica é o tratamento mais buscado em clínicas de estética no mercado da beleza no Brasil; isso se deve ao fato de tal tratamento possuir grande eficácia no processo do rejuvenescimento facial, além de oferecer resultados visíveis em pouco tempo. Com duração entre 3 e 6 meses, o procedimento, quando realizado da maneira correta, oferece um aspecto natural, sendo altamente requisitado por ser minimamente invasivo e seguro.
 
Os efeitos colaterais da Toxina Botulínica são raros e, quando ocorrem, são leves e passageiros, podendo incluir:
  • Dores na região de aplicação;
  • Inchaço;
  • Hematomas leves no local da aplicação.
Para evitar tais efeitos, é indicado se atentar às licenças dos fornecedores da Toxina Botulínica, além de contar com profissionais capacitados e autorizados para administrar as injeções de Botox, sendo necessário que o profissional a realizar o procedimento seja um especialista na técnica pois, uma vez que aplicada em local errado, pode ocasionar em inúmeros problemas.
 

Quais os riscos e cuidados antes e após a aplicação do Botox?

Antes de realizar a aplicação da Toxina Botulínica, é importante se atentar às contraindicações do procedimento. Apesar de ser uma técnica não invasiva, de baixo risco e extremamente benéfica para a saúde e bem-estar, há algumas ressalvas na hora de realizar o Botox, por isso, é de extrema importância que o profissional responsável pela feitura do procedimento se atente aos sinais do paciente e forneça as devidas orientações. Confira algumas das contraindicações:
 
1. Atenção aos medicamentos
Alguns medicamentos podem interferir no funcionamento da toxina, aumentando ou diminuindo seus efeitos. 
 
2. Cuidado com gestantes
Gestantes ou pacientes em período de lactação são contraindicadas para a aplicação da toxina botulínica, visando preservar a saúde da criança.
 
3. Restrições para alérgicos a ovo (albumina)
Por conter albumina no processo de sintetização da vacina, o paciente pode apresentar reações alérgicas durante a aplicação;
 
Caso o profissional e o paciente não se atentem às contraindicações, o indivíduo a passar pelo procedimento pode vivenciar hipersensibilidade, alergias, reações inflamatórias e infecções.
 
Além disso, após o procedimento, todos os pacientes devem manter certo cuidado. São alguns dos cuidados indicados por profissionais especialistas na técnica:
  • Não incentivar a contração da região onde o Botox foi aplicado por determinado período;
  • Evitar esforço físico;
  • Evitar massagear o local de aplicação da Toxina Botulínica;
  • Evitar exposição solar.
É importante reforçar que o grau de sucesso do procedimento depende mais do profissional e sua qualificação e experiência, do que do produto em si. Portanto, é de extrema importância que profissionais busquem especializações contínuas nesta técnica.
 

Aprimore suas habilidades com o Curso de Extensão em Toxina Botulínica

Seja um profissional especializado e conhecedor dos 43 músculos da face para saber identificar corretamente os pontos onde a Toxina Botulínica deve ser aplicada e oferecer ao paciente um tratamento otimizado. Conheça o Curso de Extensão em Toxina Botulínica - do Básico ao Avançado, idealizado pelo Núcleo de Estética da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e aprenda em apenas um dia tudo sobre o procedimento estético mais procurado do mercado.
 
Conte com a supervisão do coordenador do Núcleo de Estética, referência na área de estética, que irá te guiar em uma carreira de sucesso para que você desenvolva suas habilidades clínicas com confiança e segurança.
 
Com carga horária total de 10h com muita teoria e prática em pacientes reais, o curso está previsto para ocorrer no dia 10 de Novembro de 2024, das 8h às 18h, em São Paulo.
 
Confira o conteúdo programático:
  • Anatomia da face;
  • Topografia da face;
  • Fisiologia da toxina;
  • Brotamento axonal;
  • Possíveis interferências nos resultados;
  • Associações;
  • Técnica WV;
  • Técnicas de aplicação;
  • Diluição padrão e diluição seca;
  • Suplementação;
  • Diferenças entre as toxinas no Brasil;
  • Manuseio de seringas e agulhas; e
  • Indicações e contra indicações.
Importante! O curso conta com vagas limitadas, então não perca tempo e aproveite a oportunidade de aprender tudo sobre esse procedimento com o Curso de Extensão em Toxina Botulínica - do Básico ao Avançado! Se qualifique para adentrar um mercado em constante expansão.
0800 767 8727 | (11) 2714-5699