Qual é a relação da nossa alimentação com a insônia?

Qual é a relação da nossa alimentação com a insônia?

image


O sono é parte essencial e inadiável de nossa rotina. É nesse momento que podemos recompor nossas energias para enfrentar todas as tarefas do dia seguinte. Os prejuízos com que lidamos depois de uma noite ruim de sono podem nos deixar predispostos ao consumo de alimentos com um pobre valor nutricional, muitos dos quais até prejudiciais à saúde.
A insônia é uma ameaça à saúde, podendo gerar um impacto negativo em nossas vias metabólicas e neurais, causando um desequilíbrio em nosso organismo, e até exercendo uma influência maior no ganho de peso, podendo nos predispor à obesidade.
Além disso, a insônia pode ser responsável pelo aumento do apetite por alimentos doces, gordurosos e altamente industrializados. Esse efeito é perceptível até em pessoas com peso considerado “normal”.
 

Efeitos da insônia em nosso corpo  
 

Nossos níveis de leptina e grelina sofrem alterações durante um quadro de insônia, o que altera completamente o controle do nosso metabolismo, podendo causar um desejo maior por alimentos doces, aumentar o apetite e ajudar no ganho de peso.

VEJA TAMBÉM:

Nutrição e o tratamento oncológico

O coco é um poderoso aliado para a nossa saúde

Alimentos mais prejudiciais à saúde

O iogurte oferece riscos a nossa saúde que você não imagina

 

Insônia: o que fazer?
 

Antes de procurar ajuda médica, você poderá tentar algumas técnicas para ver se consegue dar um basta na insônia.

Siga nossas dicas:
 

•    o ambiente em que você dorme precisa ser calmo e silencioso;
•    a meditação antes de dormir pode ajudá-lo e muito a ter uma noite tranquila de sono;
•    alguns chás como o de camomila, folha de maracujá e erva-cidreira podem te ajudar a ter uma noite de sono com mais qualidade;
•    evite usar aparelhos eletrônicos como smartphones e televisão antes de se deitar;
•    procure se alimentar de forma saudável; se possível, procure um nutricionista para indicar uma dieta mais adequada.
A nutrição é parte essencial de nossa saúde e é o combustível para enfrentar os desafios. Como a preocupação das pessoas com uma alimentação saudável aumentou nos últimos anos, o profissional da área precisa estar preparado para novas demandas de mercado, já que constantemente vemos que as pessoas precisam de orientações profundas sobre problemas de saúde comuns, como a própria insônia. Assim, o nutricionista é um dos profissionais responsáveis pela qualidade de vida das pessoas. Conheça nossa pós-graduação em nutrição clínica aplicada em consultório e ambulatório: https://bit.ly/2PigVvv


 

0800 767 8727 | (11) 2714-5699