Qual o impacto do preconceito na saúde física?

Qual o impacto do preconceito na saúde física?

image


O preconceito é um problema social construído a partir de costumes antiquados que perduraram na comunidade desde tempos antigos. Infelizmente ainda se julgam indivíduos pela cor, orientação sexual e etc. Diversas ações governamentais e não governamentais são realizadas anualmente com intuito de mudar esse conceito de diferenciação por parte de quem pratica a descriminação, no entanto apesar dessas ações trazerem bons resultados o assunto ainda precisa ser bem discutido para dar frutos permanentes.

Um estudo realizado pela Universidade Lowa, nos Estados Unidos, buscou entender os efeitos negativos para o corpo causados pelo preconceito e descobriram que a discriminação pode levar ao abuso de álcool entre as minorias. O foco desse estudo foi o abuso de álcool. Estudos anteriores já alarmavam sobre os efeitos do preconceito para a saúde, no entanto eram mais multi-temáticos. 

A equipe de pesquisa avaliou 97 estudos científicos de qualidade sobre o tema, destes 71 tratavam de preconceito racial, enquanto 26 abordavam como tema a descriminação por orientação sexual e concluíram que o preconceito leva o individuo ao estresse e como conseqüência eleva o risco do desenvolvimento de problemas com bebidas alcoólicas, ou seja, alcoolismo. 

Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico Social Science & Medicine e comprovam que a discriminação tem um forte impacto na saúde das pessoas. 
Os autores ressaltam que serão necessários mais estudos com outros grupos que costumam enfrentar preconceito, alem de detalhar melhor as formas de discriminação que causam mais impacto.

0800 767 8727 | (11) 2714-5699