A dengue é um assunto muito sério e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a doença tropical que mais se espalha rápido pelo mundo, sendo que hoje em dia 50 milhões de pessoas estão infectadas em todos os continentes. No Brasil, o Ministério da Saúde diz que só no primeiro trimestre do ano foram registrados 714.226 casos de dengue, sendo que 83.768 já foram descartados. Fora isso, já foram divulgadas mais 130 mortes pela doença esse ano.
É importante ressaltar que muitos casos de dengue são descobertos e tratados tardiamente pelas semelhanças que a doença possui com a gripe, deixando o paciente menos preocupado em encontrar um tratamento adequado. Há situações também em que a pessoa pode desconfiar de dengue, mas que uma simples análise dos sintomas pode eliminar essa suspeita. Entenda as principais diferenças entre as duas doenças e lembre-se: na dúvida, procure um médico!
1. Espirros, nariz entupido, dor de garganta, congestão, catarro e tosse
São sintomas característicos da gripe. A pessoa que está com dengue tem febre alta e dor pelo corpo. Mas em geral não tem dor de garganta, não tem tosse e nem estes sinais de congestão. Por isso, quem apresentar catarro, nariz escorrendo, espirros, tosse e dor de garganta, além de febre e dores pelo corpo, pode tratar como gripe. Este conjunto é mais comum na gripe.
2. Cansaço, dor muscular e dor nos olhos
A gripe pode dar cansaço, dor pelo corpo e dor nos olhos, principalmente se houver uma conjuntivite associada. Mas na dengue estes sintomas são bem mais fortes. Os olhos doem quando os viramos e essa dor é mais referida “no fundo” dos olhos. O cansaço é muito grande. Os músculos doem, dificultando até alguns movimentos. Este conjunto é mais comum na dengue.
3. Manchas vermelhas pelo corpo
A gripe normalmente não dá manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. A dengue pode dar. Portanto, manchas vermelhas são características da dengue.