O inverno iniciou no dia 21 de junho com recordes de temperaturas baixas. Junto com ele vêm à preocupação com a saúde, pois o frio está relacionado a um aumento no número de casos de infarto graves, é o que revelou um estudo realizado em Winnipeg, cidade do Canadá considerada uma das mais frias do mundo.
O estudo foi Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia no ano passado e de acordo com os cientistas uma queda de 10°C na temperatura está relacionada a um aumento de 7% no risco de infartos mais graves.
A pesquisa foi desenvolvida ao longo de cinco anos pela Universidade de Manitoba. Na opinião do pesquisador Shuangbo Liu, a relação entre as baixas temperaturas e o aumento dos casos foi bem evidenciada pelo estudo. "Demonstramos que existe uma relação clara entre a temperatura diária e o risco de infarto grave." Afirmou ele.
A preocupação com as baixas temperaturas devem ser levadas em consideração também pelos brasileiros. Pessoas que já têm um risco aumentado para doenças cardiovasculares devem tomar um cuidado especial. Afirmou o cardiologista Roberto Kalil.