Um bom currículo, uma carta de apresentação e os primeiros testes em empresas podem destacar o profissional nas primeiras etapas de um processo seletivo; entretanto, a entrevista é a etapa mais decisiva, pois é ela que define ou não a contratação, e preparar-se bem pode ser o diferencial que levará o candidato a conquistar a vaga pretendida.
O recrutador analisa o candidato desde o momento em que ele adentra a sala, pois pequenos gestos podem dizer muito sobre a personalidade de cada candidato, bem como sobre as suas habilidades perceptivas.
A consultoria Michel Page listou algumas atitudes negativas que devem ser evitadas, pois podem interferir no modo como o recrutador vai perceber o candidato.
O que deve ser evitado:
1) Arranhar ou esfregar a cabeça e pescoço: passa a impressão de desinteresse, distração e falta de conforto.
2) Fazer barulhos com os dedos ou brincar com as mãos em cima da mesa: também mostra distração.
3) Dobrar os braços na frente do peito: passa a impressão de arrogância e hostilidade.
4) Se balançar para a frente e para trás ou se afundar na cadeira: passa a impressão de preguiça e desinteresse.
5) Cruzar as pernas repetidamente: passa a impressão de nervosismo e desconforto.
O que pode ser feito:
1) Verificar se a aparência está em ordem antes do início da entrevista.
2) Levantar antes de cumprimentar e apertar a mão dos entrevistadores.
3) Usar um aperto de mão firme e fazer contato visual enquanto cumprimenta.
4) Só se sentar após ser convidado pelo entrevistador.
5) Ao se sentar, manter as mãos sob a mesa, manter-se alinhado, fazer contato visual e falar claramente com todos os entrevistadores.
6) Expressar entusiasmo em toda a entrevista por meio de gestos positivos como balançar a cabeça, concordar e sorrir, quando apropriado.