A ansiedade é um dos grandes problemas enfrentados por muitas pessoas, principalmente por quem mora nas grandes metrópoles. Entre os seus sintomas mais comuns estão irritabilidade, alterações de humor, falta de ar, dificuldade de concentração e tremores, e esses sintomas podem dificultar a realização inclusive de tarefas simples do cotidiano. Além de dificultar as atividades rotineiras, a ansiedade pode prejudicar as relações sociais com a família e os amigos, bem como no trabalho.
Embora muitas pessoas nem sempre possam mudar sua rotina diária de atividades e tarefas, a boa notícia é que o consumo de alimentos que contribuem para a formação do neurotransmissor serotonina pode trazer alívio para os sintomas da ansiedade.
Alimentos ricos em vitaminas do complexo B (B3, B6 e B9) e em magnésio, por exemplo, podem auxiliar o organismo, atuando como cofatores de enzimas envolvidas no processo de conversão do triptofano em serotonina.
Vale lembrar, porém, que, dependendo do nível de ansiedade, das causas e de características individuais, podem ser necessários o acompanhamento e a orientação de um psicólogo.
Alimentos que auxiliam no combate à ansiedade:
- Açaí, banana, tomate, ovos e grão de bico são ricos em triptofano e ajudam na produção da serotonina.
- Frutas como acerola, morango e laranja são ricas em vitamina C, que auxilia na redução do cortisol, o hormônio do estresse, além de combater o colesterol.
- Salmão, atum e linhaça: ricos em ômega 3, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.
Alimentos que prejudicam o combate à ansiedade:
- Cafeína: produz sensação de ansiedade e insônia, além de dores de cabeça.
- Álcool: diferentemente do que em geral se imagina, o uso de bebidas alcoólicas pode piorar o quadro de ansiedade, em razão do prejuízo que o álcool pode causar nas sinapses nervosas.