Sofrer de dor nas costas é um dos grandes males da geração atual, que passa horas no escritório ou em frente ao computador, muitas vezes em cadeiras inapropriadas e sem apoio para a devida inclinação da coluna, o que causa dores no ciático, hérnia e rigidez no pescoço.
Atividades físicas podem melhorar o quadro de dor nas costas; todavia, é sempre importante ter indicação médica para a prática. Quando ficamos sentados por muito tempo, geralmente mantemos a postura arqueada, e isso não é adequado para o corpo, de modo que as dores causadas por essas posições podem tornar-se crônicas e trazer limitações na hora de praticar exercícios.
Ficar muito tempo sentado, além de nos tornar muito sedentários, pode nos expor a riscos à saúde como obesidade, colesterol alto, hipertensão e infarto, entre outros. O sedentarismo já é a segunda maior causa de mortes no mundo.
Alguns exercícios são indicados para combater a dor nas costas, fortalecendo os músculos da coluna e tornando a vida menos sedentária. Citam-se como exemplos:
Pilates: é uma das melhores formas de colocar o corpo em atividade sem pôr em risco os músculos das costas, além de ajudar a pessoa a respirar melhor e a alinhar a postura.
Natação: trata-se do exercício mais indicado pelos médicos por trabalhar a musculatura das costas e a respiração, sendo um excelente tonificador.
Pedalar: é mais indicado pedalar em academias do que nas ruas, pois a bicicleta da academia pode ser ajustada de modo que sua coluna não fique inclinada demais. Porém, é necessário orientação de um profissional de educação física da academia.
Em casa: alongamentos e ioga podem ajudar na correta respiração e a fortificar a musculatura.
Vale sempre lembrar que, para pessoas que sofrem com dores nas costas, é fundamental que se procure um médico antes do início da prática.