Assim como qualquer outro distúrbio mental, é preciso uma atenção especial em um quadro de bipolaridade. Existe a fase depressiva da bipolaridade, é onde as taxas de suicídio são altíssimas e preocupantes.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) estima-se que mais de quatro milhões de pessoas sofrem com a depressão bipolar. A conscientização é indispensável para que quadros como esse sejam tratados. O mais preocupante, é que segundo a ABP 15% das pessoas que sofrem com a depressão bipolar se suicidam, taxa altissíma e preocupante.
a bipolaridade
A bipolaridade é uma doença mental crônica, sua característica mais forte são as alterações bruscas de humor. Entre os sintomas da doença há fases de depressão e euforia, e pessoas de todas as idades podem ter a doença.
Sintomas:
• Insônia;
• Fadiga;
• Perda de peso;
• Sentimento de inutilidade;
• Humor deprimido;
• Capacidade de concentração alterada;
• Pensamentos negativos recorrentes sobre morte e suicídio.
Tratamento
Especialistas ressaltam a importância do diagnóstico precoce da doença, já que ela pode evoluir para um quadro mais grave. Há medicamentos que são usados para o tratamento da doença, além disso, é preciso de um apoio multidisciplinar de médicos e o apoio da família são partes importantes do tratamento.
Um dos profissionais que participam do tratamento do bipolar é o Psicólogo. E para os profissionais da área a USCS oferece o curso de especialização em Avaliação Psicológica. O curso tem o objetivo de qualificar e Instrumentalizar os profissionais da Psicologia na condução do desenvolvimento acadêmico e profissional, no conhecimento fundamentado sobre técnicas, testes psicológicos e avaliações comportamentais. Saiba mais sobre o curso: https://bit.ly/2oS9h09