Mudar ou não de profissão, eis a questão!
Muitas pessoas passam por essa fase de questionamento interno. Será que fiz a escolha correta? Ou será que devo arriscar em um novo projeto completamente diferente?
Muitas vezes, por diversas razões, estamos desmotivados no nosso ambiente de trabalho e nos deparamos com os dissabores da dúvida ou com pensamentos negativos e ruins, e acordar cedo para chegar ao trabalho vai ficando cada dia menos encorajador.
O que é ideal fazer nessas circunstâncias?
Antes de qualquer coisa, analisar as causas que levam à intenção de mudar de área, ou seja, se essa intenção realmente decorre das atividades que você exerce ou se ela é motivada pelas políticas da empresa em que você trabalha. Ao fazer essa análise, se realmente você se sentir seguro de que pretende mudar de área porque a profissão já não lhe traz nenhum encantamento, é necessário ter coragem e estar ciente de que, nessa transição, você pode ter que se submeter a um cargo inferior ou a um salário mais baixo que o atual.
Também terá que dispor de um tempo maior para se dedicar a essa transição, a fim de obter sucesso. O autoconhecimento é a chave de tudo.
Você deve analisar também se sua personalidade e seus hábitos se enquadram mesmo nesse novo desafio, ou se você estaria disposto a tentar mudar para se adequar a ele. E sempre tendo em mente que nunca é tarde para aprender coisas novas.