A chamada Síndrome do túnel do carpo é o resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que passa entre o antebraço e a mão. Este nervo fornece os movimentos de pinça feitos com o polegar, o indicador e o dedo médio, ele se aloja dentro do túnel cárpico, quando o mesmo é comprimido através de alguma lesão ou edema provoca dores, inchaço, dormência, forte formigamento e acaba perdendo a força da mão ao pegar algo um pouco mais pesado e até mesmo realizar trabalhos aparentemente simples, como colocar a linha numa agulha.
Adquire-se a síndrome ao realizar trabalhos repetitivos com as mãos, onde se força os movimentos dos punhos, claro que alguns fatores fazem com que certos tipos de pessoas sejam mais propensas a desenvolver a doença, como no caso de pessoas com obesidade, menopausa, distúrbios na tiróide e insuficiência renal.
Pessoas do sexo feminino também são mais propensas esse e os outros fatores fazem com que os túneis do carpo variem de espessura e podem ser afetados de maneira mais fácil, os homens por terem uma espessura de punho mais largo, acaba sendo mais difícil adquirir a doença, o que varia do movimento e biótipo.
A forma de tratamento mais eficaz quando a doença está em estado avançado é a cirurgia onde é liberado o túnel, retornando a passagem do nervo mediano, na maioria dos casos retorna a sensibilidade em alguns dias, isso depende de por quanto tempo o nervo estava sendo comprimido, talvez seja necessária a realização de sessões de fisioterapia para retornar os movimentos.